a1d0686a034078cdb99cb78cafaf1617.ppt
- Количество слайдов: 31
PARÁBOLAS EBD – 2º TRIMESTRE DE 2017
PARÁBOLAS LIÇÃO 12: AS PARÁBOLAS DA SEMENTE DE MOSTARDA E DO FERMENTO, DAS COISAS NOVAS E VELHAS, E DO REMENDO EM PANOS E VINHO EM ODRES
PARÁBOLAS LIÇÃO 12: AS PARÁBOLAS DA SEMENTE DE MOSTARDA E DO FERMENTO, DAS COISAS NOVAS E VELHAS, E DO REMENDO EM PANOS E VINHO EM ODRES Leitura Bíblica: Mateus 13. 31 -34
Mateus 13. 31 Outra parábola lhes propôs, dizendo: O Reino dos céus é semelhante a um grão de mostarda que um homem, pegando dele, semeou no seu campo; 32 o qual é realmente a menor de todas as sementes; mas, crescendo, é a maior das plantas e faz-se uma árvore, de sorte que vêm as aves do céu e se aninham nos seus ramos. 33 Outra parábola lhes disse: O Reino dos céus é semelhante ao fermento que uma mulher toma e introduz em três medidas de farinha, até que tudo esteja levedado. 34 Tudo isso disse Jesus por parábolas à multidão e nada lhes falava sem parábolas,
PARÁBOLAS LIÇÃO 12: AS PARÁBOLAS DA SEMENTE DE MOSTARDA E DO FERMENTO, DAS COISAS NOVAS E VELHAS, E DO REMENDO EM PANOS E VINHO EM ODRES Texto Áureo:
PARÁBOLAS LIÇÃO 12: AS PARÁBOLAS DA SEMENTE DE MOSTARDA E DO FERMENTO, DAS COISAS NOVAS E VELHAS, E DO REMENDO EM PANOS E VINHO EM ODRES - Introdução I – CRESCIMENTO E EFEITO II – O VELHO E O NOVO (Mt 13. 52) III – TUDO NOVO (MT 9. 16, 17) - Conclusão
PARÁBOLAS LIÇÃO 12: AS PARÁBOLAS DA SEMENTE DE MOSTARDA E DO FERMENTO, DAS COISAS NOVAS E VELHAS, E DO REMENDO EM PANOS E VINHO EM ODRES Introdução Para falar a respeito do reino de Deus, Jesus usou de muitas ilustrações de maneira a manifestar os vários aspectos do reino dos céus; na presente lição estudaremos diversas parábolas proferidas pelo Senhor, são textos curtos, mas repletos de ensinamentos. Estejamos atentos e clamando por sabedoria em humilde receptividade, o Mestre pode abrir o nosso entendimento.
PARÁBOLAS LIÇÃO 12: AS PARÁBOLAS DA SEMENTE DE MOSTARDA E DO FERMENTO, DAS COISAS NOVAS E VELHAS, E DO REMENDO EM PANOS E VINHO EM ODRES - Introdução I – CRESCIMENTO E EFEITO II – O VELHO E O NOVO (Mt 13. 52) III – TUDO NOVO (MT 9. 16, 17) - Conclusão
PARÁBOLAS LIÇÃO 12: AS PARÁBOLAS DA SEMENTE DE MOSTARDA E DO FERMENTO, DAS COISAS NOVAS E VELHAS, E DO REMENDO EM PANOS E VINHO EM ODRES I – CRESCIMENTO E EFEITO 1 Para falar do crescimento do reino de Deus e da sua capacidade influenciadora, Jesus narra as parábolas do grão de mostarda e do fermento adicionado a massa. Na primeira parábola, Jesus compara o reino com o grão de mostarda que é a menor das sementes, mas se torna a maior das hortaliças. Seu crescimento supera o de qualquer outra semente. Ela parece insignificante, frágil e quase invisível diante de tantas outras, mas ela se torna incomparavelmente maior depois de germinar.
PARÁBOLAS LIÇÃO 12: AS PARÁBOLAS DA SEMENTE DE MOSTARDA E DO FERMENTO, DAS COISAS NOVAS E VELHAS, E DO REMENDO EM PANOS E VINHO EM ODRES I – CRESCIMENTO E EFEITO 2 Com essa narrativa, Jesus ilustra o fato do reino de Deus, que começa de forma pequena, humilde e não contendo nada de visivelmente precioso, mas está destinado a crescer e encher toda a terra, (Dn 2. 34, 35) trazendo consigo abrigo e proteção aos que se achegam a ele. (At 17. 6, 7)
Dn 2. 34 Estavas vendo isso, quando uma pedra foi cortada, sem mão, a qual feriu a estátua nos pés de ferro e de barro e os esmiuçou. 35 Então, foi juntamente esmiuçado o ferro, o barro, o cobre, a prata e o ouro, os quais se fizeram como a pragana das eiras no estio, e o vento os levou, e não se achou lugar algum para eles; mas a pedra que feriu a estátua se fez um grande monte e encheu toda a terra. At 17. 6 Porém, não os achando, trouxeram Jasom e alguns irmãos à presença dos magistrados da cidade, clamando: Estes que têm alvoroçado o mundo chegaram também aqui, 7 os quais Jasom recolheu. Todos estes procedem contra os decretos de César, dizendo que há outro rei, Jesus.
PARÁBOLAS LIÇÃO 12: AS PARÁBOLAS DA SEMENTE DE MOSTARDA E DO FERMENTO, DAS COISAS NOVAS E VELHAS, E DO REMENDO EM PANOS E VINHO EM ODRES I – CRESCIMENTO E EFEITO 3 Na segunda parábola, o Senhor destaca o fato de, uma vez que o fermento é adicionado à farinha, permeia toda a porção de massa, até que cada partícula seja atingida. O fermento fica invisível, mas todos podem ver o seu efeito. Isso mostra o modo penetrante pelo qual o reino influencia tudo o que toca. Todos os aspectos das nossas vidas são atingidos – a mente é mudada, o coração muda, os interesses, as afeições, o falar, o vestir, o sentir, o agir – todo o ser é atingido.
PARÁBOLAS LIÇÃO 12: AS PARÁBOLAS DA SEMENTE DE MOSTARDA E DO FERMENTO, DAS COISAS NOVAS E VELHAS, E DO REMENDO EM PANOS E VINHO EM ODRES - Introdução I – CRESCIMENTO E EFEITO II – O VELHO E O NOVO (Mt 13. 52) III – TUDO NOVO (MT 9. 16, 17) - Conclusão
Mateus 13. 52 E ele disse-lhes: Por isso, todo o escriba instruído acerca do reino dos céus é semelhante a um pai de família, que tira do seu tesouro coisas novas e velhas.
PARÁBOLAS LIÇÃO 12: AS PARÁBOLAS DA SEMENTE DE MOSTARDA E DO FERMENTO, DAS COISAS NOVAS E VELHAS, E DO REMENDO EM PANOS E VINHO EM ODRES II – O VELHO E O NOVO 1 Em Mateus capítulo treze, Jesus, após narrar várias parábolas, pergunta aos seus discípulos se eles haviam entendido tudo, e diante da resposta afirmativa, o Mestre compara o escriba instruído acerca do reino de Deus a um pai de família que tira do seu tesouro coisas velhas e novas. (Ed 7. 6, 10)
Ed 7. 6 este Esdras subiu de Babilônia; e era escriba hábil na Lei de Moisés, dada pelo SENHOR, Deus de Israel; e, segundo a mão do SENHOR, seu Deus, que estava sobre ele, o rei lhe deu tudo quanto lhe pedira. 10 Porque Esdras tinha preparado o seu coração para buscar a Lei do SENHOR, e para a cumprir, e para ensinar em Israel os seus estatutos e os seus direitos.
PARÁBOLAS LIÇÃO 12: AS PARÁBOLAS DA SEMENTE DE MOSTARDA E DO FERMENTO, DAS COISAS NOVAS E VELHAS, E DO REMENDO EM PANOS E VINHO EM ODRES II – O VELHO E O NOVO 2 Sobressai no texto o valor que é dado a Palavra de Deus comparada a um tesouro de onde o pai de família busca a provisão para sua casa, é destacado também, o relacionamento entre o que ensina e os seus discípulos – comparado a interação entre o pai e a sua família. (Sl 19. 7; I Jo 2. 1)
Sl 19. 7 A lei do SENHOR é perfeita e refrigera a alma; o testemunho do SENHOR é fiel e dá sabedoria aos símplices. I Jo 2. 1 Meus filhinhos, estas coisas vos escrevo para que não pequeis; . . .
PARÁBOLAS LIÇÃO 12: AS PARÁBOLAS DA SEMENTE DE MOSTARDA E DO FERMENTO, DAS COISAS NOVAS E VELHAS, E DO REMENDO EM PANOS E VINHO EM ODRES II – O VELHO E O NOVO 3 Falando da Palavra de Deus, ao mencionar que o tesouro se constitui de coisas velhas e novas, Jesus valoriza tanto o velho quanto o novo, colocando-os no mesmo patamar. Para o Senhor o valor está em aproveitar tudo do “velho”, mas com o real significado manifestado no “novo”. Aquele que é instruído saberá ver o novo no velho e o velho no novo, nisso está a riqueza. (Cl 2. 16, 17; I Jo 2. 7, 8)
Cl 2. 16 Portanto, ninguém vos julgue pelo comer, ou pelo beber, ou por causa dos dias de festa, ou da lua nova, ou dos sábados, 17 que são sombras das coisas futuras, mas o corpo é de Cristo. I Jo 2. 7 Irmãos, não vos escrevo mandamento novo, mas o mandamento antigo, que desde o princípio tivestes. Este mandamento antigo é a palavra que desde o princípio ouvistes. 8 Outra vez vos escrevo um mandamento novo, que é verdadeiro nele e em vós; porque vão passando as trevas, e já a verdadeira luz alumia.
PARÁBOLAS LIÇÃO 12: AS PARÁBOLAS DA SEMENTE DE MOSTARDA E DO FERMENTO, DAS COISAS NOVAS E VELHAS, E DO REMENDO EM PANOS E VINHO EM ODRES - Introdução I – CRESCIMENTO E EFEITO II – O VELHO E O NOVO (Mt 13. 52) III – TUDO NOVO (MT 9. 16, 17) - Conclusão
Mateus 9. 16 Ninguém deita remendo de pano novo em veste velha, porque semelhante remendo rompe a veste, e faz-se maior a rotura. 17 Nem se deita vinho novo em odres velhos; aliás, rompem-se os odres, e entorna-se o vinho, e os odres estragam-se; mas deita-se vinho novo em odres novos, e assim ambos se conservam.
PARÁBOLAS LIÇÃO 12: AS PARÁBOLAS DA SEMENTE DE MOSTARDA E DO FERMENTO, DAS COISAS NOVAS E VELHAS, E DO REMENDO EM PANOS E VINHO EM ODRES III – TUDO NOVO 1 Para ilustrar a necessidade da renovação completa dos que entram no reino de Deus, Jesus usa duas comparações: a parábola do remendo novo em roupa velha e a do vinho novo em odres velhos. Em ambos os casos o prejuízo é total, perde-se a roupa e entorna-se o vinho e danifica-se os odres. Nas duas narrativas é retratada a incompatibilidade da excelência da vida cristã se manifestar em um coração ainda não conquistado pelo poder do Evangelho.
PARÁBOLAS LIÇÃO 12: AS PARÁBOLAS DA SEMENTE DE MOSTARDA E DO FERMENTO, DAS COISAS NOVAS E VELHAS, E DO REMENDO EM PANOS E VINHO EM ODRES III – TUDO NOVO 2 A mudança efetuada no que ingressa no reino de Deus não é simplesmente um remendo, ou apenas algumas alterações no comportamento. Possuir o reino significa passar por uma transformação radical, equivalente a um novo nascimento, implica um rompimento total com o velho homem e a antiga maneira de viver. Para viver com Cristo é necessário antes morrer com Ele. Temos a promessa de um novo coração, mas antes o coração de pedra deve ser arrancado. (II Co 5. 17; Ez 36. 26 -28; Rm 6. 8)
II Co 5. 17 Assim que, se alguém está em Cristo, nova criatura é: as coisas velhas já passaram; eis que tudo se fez novo. Ez 36. 26 E vos darei um coração novo e porei dentro de vós um espírito novo; e tirarei o coração de pedra da vossa carne e vos darei um coração de carne. 27 E porei dentro de vós o meu espírito e farei que andeis nos meus estatutos, e guardeis os meus juízos, e os observeis. 28 E habitareis na terra que eu dei a vossos pais, e vós me sereis por povo, e eu vos serei por Deus. Rm 6. 8 Ora, se já morremos com Cristo, cremos que também com ele viveremos;
PARÁBOLAS LIÇÃO 12: AS PARÁBOLAS DA SEMENTE DE MOSTARDA E DO FERMENTO, DAS COISAS NOVAS E VELHAS, E DO REMENDO EM PANOS E VINHO EM ODRES - Introdução I – CRESCIMENTO E EFEITO II – O VELHO E O NOVO (Mt 13. 52) III – TUDO NOVO (MT 9. 16, 17) - Conclusão
PARÁBOLAS LIÇÃO 12: AS PARÁBOLAS DA SEMENTE DE MOSTARDA E DO FERMENTO, DAS COISAS NOVAS E VELHAS, E DO REMENDO EM PANOS E VINHO EM ODRES Conclusão Vimos mais uma vez que o Senhor, na sua sabedoria, usa objetos e situações normais do conhecimento dos seus ouvintes, com o intuito de transmitir o conhecimento de verdades espirituais sobre o reino de Deus. Resta-nos atentar para as diversas lições dessas parábolas e nos esforçar para por em prática. Lembremos, somos chamados a ser praticantes da palavra e não simplesmente ouvintes.
PARÁBOLAS LIÇÃO 12: AS PARÁBOLAS DA SEMENTE DE MOSTARDA E DO FERMENTO, DAS COISAS NOVAS E VELHAS, E DO REMENDO EM PANOS E VINHO EM ODRES - Introdução I – CRESCIMENTO E EFEITO II – O VELHO E O NOVO (Mt 13. 52) III – TUDO NOVO (MT 9. 16, 17) - Conclusão
PARÁBOLAS LIÇÃO 12: AS PARÁBOLAS DA SEMENTE DE MOSTARDA E DO FERMENTO, DAS COISAS NOVAS E VELHAS, E DO REMENDO EM PANOS E VINHO EM ODRES Texto Áureo:
a1d0686a034078cdb99cb78cafaf1617.ppt