9a99c394294ee506aca172d1b30cd68f.ppt
- Количество слайдов: 26
Para professores “. . . estando sempre preparados para responder a todo aquele que vos pedir razão da esperança que há em vós ” I Pe 3. 15
1. Conhecer mais a Deus para poder servi-lo melhor; 2. Desenvolver uma fé mais profunda em Deus; Teologia 3. Expressar com segurança a fé que professamos, sabendo defender-se das heresias e modismos bem como levar outros ao pleno conhecimento de Jesus Cristo; 4. Transmitir os conhecimentos adquiridos através de um testemunho de uma vida piedosa e inclusive formando e ensinando novos discípulos do Senhor Jesus.
T E O L O G I A Prática 5º Pregação, evangelismo, . . . Sistemática 4º Doutrinas Bíblicas. Bíblica Histórica 3º Antigo e Novo Testamento. 2º Cultura e história dos tempos Bíblicos. Exegética 1º Textos originais da Bíblia
Ao instruir Timóteo acerca do seu ministério, O apóstolo Paulo afirmou: (II Tm 3. 16, 17) essas palavras se aplicam a todos os crentes, a Palavra de Deus se constitui num tesouro inesgotável p/ o nosso crescimento espiritual. Para ensinar Para repreender Palavra de Deus. Para corrigir Para instruir em justiça Homem de Deus seja perfeito e perfeitamente preparado p/ toda a boa obra.
Revista renomada *Segunda-feira, 13 de novembro de 2006 Nº 3781 Ano 14 - PG 1 ÉPOCA A ciência vai matar Deus? Cientistas ateus realizam cruzada para reduzir a influência da religião no mundo moderno. Para eles, a crença em Deus não está apenas errada. Ela é perversa.
Dizem que NÃO!
Dizem que NÃO!
A importância do ensino da Palavra de Deus. Mas porquê é tão importante assim estudar a Bíblia? q Porque ela revela Deus; q Porque ela revela Jesus Cristo; q Porque revela o Espírito Santo; q Porque revela o homem; q Porque revela o pecado; q Porque revela a Salvação; q Porque revela a ação maligna no mundo.
Conceito Definição Inspiração Bíblica Cessou Iluminação Aux. Divino na interpretação Revelação Dar-se a conhece Sobre-natural Revelação = Fonte Compreensão = Interpretação Manifestação “Correta” = Ensino
Aproveitamento das aulas I. Se possível leia o assunto com antecedência, e anote as dúvidas, grife as palavras e frases que você não compreendeu. Para esclarecimento em aula. II. Faça questionamentos e colocações durante as aulas. Obs: São os alunos que fazem o “professor”.
O Poder da inter-relação Memorização (métodos)
Agentes envolvidos no processo de aprendizagem. A importância do papel do Professor e a atuação do Espírito Sem mim NADA podeis fazer! Santo não diminue em nada a responsabilidade fortalece TUDO posso naquele que me de cada aluno em se esforçar para absorver os conteúdos. II Pe 3. 18 – Antes crescei na Graça e no Conhecimento de Nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo. O Espírito Santo Agentes O Professor O Aluno
Com o estudo da Teologia – Premissas! §Princípio do Contexto: §Princípio Gramatical: §Princípio histórico: §Princípio Teológico: §Princípio Prático:
No preparo da aula vc precisa levar em conta os seguintes princípios: §Princípio do Contexto: Cada texto dentro da Bíblia pertence a um determinado contexto. Existe 2 tipos de Contexto: * Imediato = é o Capítulo onde encontra-se o referido texto ou versículo. *Amplo = O livro Bíblico no qual o texto em apreço está inserido ou mesmo as referências de outros livros. Obs: O texto deve ser coerente c/ os dois contextos. II Co 3. 6 b A letra aqui significa a transgressão da lei e não o fator “conhecimento”
No preparo da aula vc precisa levar em conta os seguintes princípios: §Princípio Gramatical É a interpretação e compreensão do significado de palavras e textos. Por isso é fundamental ter um bom dicionário Português e um Dicionário Bíblico também. Uma boa leitura ajuda na interpretação; Observar a pontuação, os tempos verbais, os plurais, . . .
No preparo da aula vc precisa levar em conta os seguintes princípios: §Princípio Histórico A história bíblica desenvolveu-se em meio a várias situações influenciadas por aspectos sociais, culturais, geográficos, políticos e até filosóficos. I Rs 17. 1 Parou a chuva em Israel porque o povo estava adorando a Baal e Asera deuses da Chuva
No preparo da aula vc precisa levar em conta os seguintes princípios: §Princípio Teológico Identificar em cada texto estudado o aspecto doutrinário como: Promessas, ordens, mandamentos, orientações e lições. Mt 1. 21 Frizar o ensinamento da doutrina da Concepção Virginal de Cristo (em carne)
No preparo da aula vc precisa levar em conta os seguintes princípios: §Princípio Prático Levando em conta as diferenças entre o mundo bíblico e o nosso, deve-se construir uma ponte a fim de que cada aluno entenda e possa aplicar os ensinamentos.
*A Bíblia parte da idéia de que Deus existe; *Em qualquer lugar ou cultura a existência de Deus é incontestável; Sl 14. 1 e 53. 1. *Outros resolvem não crer e não honrá-lo como Deus – Ex: Tempo de Paulo Rm 1. 19 -25
O que é a Teologia ? *É o estudo sobre Deus – Existe várias formas de se fazer Teologia: Culto, EBD, Curso, . . . *A Teologia nada mais é que um aprofundamento intelectual da fé, Que conforme vai sendo absorvida pelo estudante vai paralelamente se convergindo em um desejo cada vez mais intenso de buscar a Deus através da Oração e de uma vida de total obediência à Vontade divina, este processo é o amadurecimento da vida cristã que se consolida em dependência ao Espírito Santo independente das circunstâncias que estão a permear a vida do crente. (Alguns levam p/ o outro lado / autosuficiência) Obs: Infelizmente a maioria se conforma com uma Fé rasa e superficial, sua vida cristã não passa de uma prática rotineira e condicionada (programada) da fé.
A TEOLOGIA BÍBLICA. üA Teologia é uma ciência que parte do ponto de vista da revelação que Deus faz de Si mesmo ao homem, através da natureza, da Bíblia e de Jesus Cristo. *Deus tomou a iniciativa de se mostrar conhecido (auto-revelação); ATRAVÉS DA: 1) Revelação geral: a) Pela consciência do indivíduo”juiz interior”, e b) Pela natureza. 2) Revelação especial: a) através da sua Palavra, e b) Por meio dos profetas, sacerdotes e reis – e o próprio CRISTO “Verbo”.
Aseidade Onipotência Onipresença Onisciência Atributos naturais Imutabilidade Eternidade Espírito Sabedoria Caracterizam o que Deus é em si próprio! Essência
Santidade Amor Atributos morais Bondade Justiça Verdade Características que Demonstram como Deus entra em contato com o mundo criado.
Será que conhecemos a Deus como ele deseja que realmente o conheçamos? Quanto mais venhamos a conhecer a Deus pela sua Palavra, mais Deus desejará nos conhecer pela nossa oração.
O Professor Preparos: Bíblicoespiritual Intelectual Psicológico Didático Ressaltar o papel do Espírito Santo não diminui a importância do papel do Professor e nem sugere que os professores não precisam preparar-se
O Objetivo principal do ministério do ensino na Igreja é atingirmos: Ef 4. 13 A Unidade da Fé. É o processo de conversão centrado em Cristo, levando o crente A Medida da Estrutura a ter um relacionamento da Plenitude de Cristo. profundo com Deus. É a formação completa do É a informação doutrinária que caráter de Cristo, levando o faz o cristão mergulhar na cristão a maturidade e a Palavra de Deus p/ conhecer e convicção gerada pela Palavra pô-la em prática (Conhecimento de Deus que o desafia a ter intelectual e experimental) um compromisso com Deus e É o grau máximo da sua obra. aprovação e reitera o desafio da perfeição na Vida Cristã! O Pleno Conhecimento do Filho de Deus A perfeita Varonilidade ou Varão Perfeito