c567aca45a2232b9d31ee74abc28a6a4.ppt
- Количество слайдов: 15
Os Profetas Menores (II) 4 T 11 Miquéias / Naum Habacuque / Sofonias Ageu / Zacarias Malaquias (Anos 640 a 609 a. C) Estudo 06
Neste domingo passamos ao livro do quarto profeta dos chamados “menores” nesta nossa segunda etapa. Depois de termos visto os livros de Miquéias, Naum e Habacuque, fazemos hoje o estudo do profeta Sofonias com seus 3 capítulos.
A genealogia de 1, 1 é extraordinariamente completa, comparada com a dos outros profetas: por ela remonta-se até Ezequias, que poderia ser o rei de Judá que governou de 727 a 698 a. C. . Se assim fosse, Sofonias seria de ascendência real. Mas esta identificação não é segura. As referências a Jerusalém e o conhecimento que revela das diversas partes da cidade (1, 10 -11) parecem confirmar que o profeta era de Judá e atuou em Jerusalém durante o reinado de Josias (640 -609 a. C. ).
A reforma que Josias vai empreender, ao descobrir o Livro da Lei (622 a. C. ), teve principalmente em vista o plano religioso e, nessa altura, deve ter sofrido a influência da pregação de Sofonias que viveu por esta época (2 Rs 22). Tudo isto faz supor que a sua atividade se tenha desenvolvido entre 640 e 630, alertando o reino, o rei, e o próprio sacerdote Hilquias, para a necessidade das reformas.
No reinado de Josias, Judá estava sujeito à Assíria havia quase um século, quando Acaz pediu ajuda a aquele reino contra Damasco e a Samaria, em 734 a. C. Durante o longo reinado de Manassés (698 -643), o jugo assírio pesou sobre Judá e as influências estrangeiras penetraram em todo o lado, tanto nos costumes como nas práticas religiosas. Em 2 Rs 21. 3 -9 é narrada a introdução de cultos estrangeiros: reconstrução dos lugares altos, altares a Baal, prática de adivinhação e magia e outros cultos idolátricos.
Quando o rei Josias subiu ao trono, Judá necessitava de uma série de reformas, tanto no plano social e político como no plano religioso. Sofonias deve ter dado um impulso a estas reformas, pois denuncia a situação de calamidade espiritual e moral em que vinha se arrastando o reino de Judá.
Estudo 06 Um povo que confia no Senhor Texto bíblico Sofonias 1 a 3 Texto áureo Sofonias 3. 9, 12 “Pois então darei lábios puros aos povos, para que todos invoquem o nome do Senhor, e o sirvam com o mesmo espírito. . . Mas deixarei no meio de ti um povo humilde e pobre; e eles confiarão no nome do Senhor ”
O livro de Sofonias pode dividir-se em três seções: Israel Egito Judá Pelo menos em quatro aspectos ele aponta para os males de Israel e faz um alerta e um apelo I. O «Dia do Senhor» em Judá (1. 2 -2. 3), um dia de juízo universal, que afeta principalmente Judá. II. Profecias contra as nações (2. 4 -3, 8), vizinhas de Judá, e contra Jerusalém (3. 1 -8). III. Promessa de restauração (3. 9 -20). É uma mensagem de alegria pela presença do Senhor em Jerusalém e pelo «resto de um povo pobre e humilde» (3. 12), salvo por Ele.
Primeira acusação: A introdução de costumes estrangeiros (1. 8): “E no dia do sacrifício do Senhor, castigarei os oficiais, e os filhos do rei, e todos os que se vestem de trajes estrangeiros. ”
Segunda acusação: O sincretismo religioso (1. 4 -5): “E estenderei a minha mão contra Judá, e contra todos os habitantes de Jerusalém; e exterminarei deste lugar o resto de Baal, e os nomes dos sacerdotes de ídolos, juntamente com os sacerdotes e os que sobem os telhados, adoram o exército dos céus, e aqueles adores que juram ao Senhr, e juram por Milcom”
Terceira acusação: A violência dos poderosos (1. 9. 12; 3, 3): “Castigarei também naquele dia, todos aqueles que saltam sobre o umbral, que enchem de violência e de dolo a casa do seu senhor. . . Castigarei os homens que se embrutecem com o vinho, que dizem no seu coração: o Senhor não faz o bem nem faz o mal. . . Os seus oficiais são leões rugidores, no meio dela, os seus juízes são lobos da tarde, que nada deixam para o dia seguinte. ”
Quarta acusação: A infidelidade da classe religiosa, profetas e sacerdotes (3. 3 -4). “Os seus profetas são levianos, homens aleivosos, os seus sacerdotes profanam o santuário, e fazem violência à lei
Quinta palavra; Um alerta e um apelo: O nome Sofonias significa "o Senhor o escondeu". O propósito do livro é a ameaça severa ao seu povo ”Buscai ao Senhor, vós sobre a aproximação do todos os mansos da dia do Senhor, e o apelo terra, que tendes posto ao arrependimento, endereçado ao por obra o seu juízo; buscai a justiça, buscai a remanescente de Israel (Sf. 2. 3 – ver ao lado). "O mansidão; porventura dia do Senhor", é descrito sereis escondidos no dia 18 vezes no livro como um da ira do Senhor” dia de julgamento Sf 1. 2, 3; 7 -16, 18; 3. 20.
Versículos em destaques no livro de Sofonias: 1. 4, 6 – E estenderei a minha mão. . . Contra os que deixam de seguir ao Senhor, e aos que não buscam ao Senhor, nem perguntam por ele. . 1. 7 – Cala-te diante do Senhor Deus, porque o Dia do Senhor está perto; pois o Senhor tem preparado um sacrifício, e tem santificado os seus convidados. 3. 14 – Canta alegremente, ó filha de Sião; rejubila ó Israel; regojiza-te e exulta de todo o coração, ó filha de Jerusalém. 2. 14 – Pois a terra se encherá do conhecimento da glória do Senhor, como as águas cobrem o mar. 3. 17 - O Senhor teu Deus está no meio de ti, poderoso para te salvar; ele se deleitará em ti com alegria; renovar-te-á no seu amor, rgozijar-se-á em ti, com júbilo.
Conclusão 1. Você tem resistido à invasão do pecado em nosso viver? 2. Você tem medo do “dia do Senhor”? 3. Para você, o que significa este dia? 4. Dia de horror ou dia de louvor? 5. Você está preparado para quando este dia chegar? 6. E os seus amigos e parentes? Estão preparados? . . .


