Скачать презентацию Os Livros do Êxodos Levítico Números e Deuteronómio Скачать презентацию Os Livros do Êxodos Levítico Números e Deuteronómio

38cf56216dfeec34a77502ac3fd4eff6.ppt

  • Количество слайдов: 19

Os Livros do Êxodos, Levítico, Números e Deuteronómio Os Livros do Êxodos, Levítico, Números e Deuteronómio

O livro do Êxodos fala da libertação do povo de Israel por Moisés, o O livro do Êxodos fala da libertação do povo de Israel por Moisés, o enviado de Deus. O livro dos Números fala da travessia do deserto, até a entrada na terra prometida.

O SEGUNDO LIVRO DA BÍBLIA: o Êxodos (Ex) LIBERTAÇÃO (1 -13) - CAMINHADA (15 O SEGUNDO LIVRO DA BÍBLIA: o Êxodos (Ex) LIBERTAÇÃO (1 -13) - CAMINHADA (15 -18) ALIANÇA (19 -24) - LEIS (25 -35)

v O Livro do Êxodo começa por lembrar que Deus realizou a primeira parte v O Livro do Êxodo começa por lembrar que Deus realizou a primeira parte de promessa, a de uma numerosa descendência (Ex 1, 7). Agora começa o relato de como Deus vai realizar a segunda parte da promessa: a da terra. Os descendentes de Abraão eram escravos. O povo de Israel formou-se no Egipto, em terra estrangeira. Deus escolheu-o entre todos os povos e, por Moisés, “libertou-o” (Ex 1 -13) para o conduzir, pelo deserto, até a terra prometida. …

14 Deus disse a Moisés: «Eu sou aquele que sou. » Ele disse: «Assim 14 Deus disse a Moisés: «Eu sou aquele que sou. » Ele disse: «Assim dirás aos filhos de Israel: ‘Eu sou’ enviou-me a vós!» (Ex 3, 14)

O Êxodo é caminho da escravidão para a liberdade, uma liberdade que é dom O Êxodo é caminho da escravidão para a liberdade, uma liberdade que é dom de Deus e conquista do homem. Deus é «quem faz existir» . Pela Sua intervenção poderosa uma massa de escravos torna-se um povo.

No monte Sinai fez Aliança com o povo de Israel. Aliança selada com o No monte Sinai fez Aliança com o povo de Israel. Aliança selada com o sangue dos animais, que foi renovada mais vezes … até a Nova e Eterna Aliança, selada com sangue de Jesus Cristo, na Cruz

O Êxodo A Bíblia fala de 4 grandes acontecimentos: a criação, o êxodo, a O Êxodo A Bíblia fala de 4 grandes acontecimentos: a criação, o êxodo, a monarquia davídica e Jesus Cristo. É a Experiência fundamental do povo de Israel. * Libertação da Escravidão (Ex 1 -14) * Marcha pelo deserto (Ex 15 -18) * Aliança de Deus com o Povo (Ex 19 -24) * Bezerro de ouro e renovação da Aliança (Ex 32 -34) «Eu bem vi a opressão do meu povo que está no Egipto, e ouvi o seu clamor diante dos seus inspectores; conheço, na verdade, os seus sofrimentos. 8 Desci a fim de o libertar da mão dos egípcios e de o fazer subir desta terra para uma terra boa e espaçosa, para uma terra que mana leite e mel» (Ex 3, 7 -8)

O trajecto do Êxodo Rua do Mar dos Juncos 1300 a. C. O trajecto do Êxodo Rua do Mar dos Juncos 1300 a. C.

Torah: O Livro do Levítico Chama-se Levítico porque contém as leis do culto (rituais Torah: O Livro do Levítico Chama-se Levítico porque contém as leis do culto (rituais dos sacrifícios) e as obrigações dos sacerdotes e dos levitas, para manter fidelidade a Aliança

O 4º livro da Toráh: O LIVRO DOS NÚMEROS v Chama-se assim porque começa O 4º livro da Toráh: O LIVRO DOS NÚMEROS v Chama-se assim porque começa com a contagem do Povo de Israel. v Trata da travessia do deserto até à beira da Terra Prometida. v É uma narração educativa. O Povo meditando nela apreende a enfrentar os desafios de Deus, vencer as tentações e animar-se a caminhar atraído pela esperança do futuro.

Deus conduz o povo, mas o povo tem que caminhar para conquistar a liberdade. Deus conduz o povo, mas o povo tem que caminhar para conquistar a liberdade.

O Livro do Deuteronómio (Dt) A palavra “Deuteronómio” significa “segunda lei”. Este livro foi O Livro do Deuteronómio (Dt) A palavra “Deuteronómio” significa “segunda lei”. Este livro foi encontrado no templo (2 Reis 22 -23) no tempo do Rei Josia no V séc a. C. Começou a ser escrito no séc. VIII a. C, no tempo do Rei Ezequias, depois da caída de Samaria na mão da Assíria (721 a. C). O tema central é a exortação a ser fieis à Aliança, como

A terra nunca será conquistada uma vez para sempre. Por isso, Israel deverá sempre A terra nunca será conquistada uma vez para sempre. Por isso, Israel deverá sempre considerarse como estando para a entrar nela e, uma vez entrado, poderá perde-la, se não for fiel a Aliança.

O Livro do Deuteronómio contém três discursos de Moisés, à beira da Terra Prometida: O Livro do Deuteronómio contém três discursos de Moisés, à beira da Terra Prometida: a Aliança de Deus é para nós, “hoje”, portanto é preciso aderir a Deus interiormente, com o “coração”.

Como uma arvore a crescer … O chamamento de Deus deu início a um Como uma arvore a crescer … O chamamento de Deus deu início a um povo. Este chamamento é dirigido a todos, também a nós, hoje. … foi descoberto primeiro por Abraão, depois por Moisés e pelo povo oprimido no Egipto, pelos profetas … … até nós, que somos o povo de Deus

UM POVO QUE PENSA: OS LIVROS SAPIENCIAIS (KETUBIM) v Nos livros sapiênciais (Proverbios, Sabedoria, UM POVO QUE PENSA: OS LIVROS SAPIENCIAIS (KETUBIM) v Nos livros sapiênciais (Proverbios, Sabedoria, Cânticos dos Cânticos …. ) são recolhidos os ensinamentos dos sábios. Trata-se de um conhecimento que se apreende vivendo; ensinam a viver com humildade, fazendo o bem e confiando em Deus.

UM POVO QUE REZA O LIVRO DOS SALMOS v O Livro dos Salmos é UM POVO QUE REZA O LIVRO DOS SALMOS v O Livro dos Salmos é uma colecção de 150 poemas ou cânticos religiosos. Alguns são atribuídos a David e a Salomão. v É a fé celebrada, cantada na liturgia do Templo: súplica, confiança, arrependimento, agradecimento e louvor. v Alguns deles são chamados “Salmos reais” porque exaltam a função do rei; outros são chamados “didácticos” porque contêm um ensinamento.

Os Livros sapiências e os Salmos são uma «resposta» à Palavra de Deus. Respondem Os Livros sapiências e os Salmos são uma «resposta» à Palavra de Deus. Respondem às perguntas: como viver e como orar para ser fiéis a Deus?