91ea19922033ab509349293bca7b461f.ppt
- Количество слайдов: 7
Os 5 livros da LEI A TORAH ou PENTATEUCO Formação literária
Formação literária do PENTATEUCO A IPÓTESI DOCUMENTÁRIA v Antes de David e Salomão existia uma tradição oral e alguns textos escritos: o código da Aliança e o Decálogo (Ex 2023) …. v Segundo alguns estudiosos o texto dos primeiros livros da Bíblia (Toráh) seria o resultado de 4 “fontes” ou “documentos” conhecidos com o nome de Javista (J), Eloista (E), Sacerdotal (P) e Deuteronomista (D) v Os livros da Bíblia não foram escritos de uma só vez, nem são obra de um único escritor. Foi escrita por etapas, a partir de tradições orais e escritas (documentos) que se foram juntando progressivamente.
As 4 fontes do Pentateuco JAVISTA (J) – ELOISTA (E) DEUTERONOMISTA (D) – SACERDOTAL (P) v Durante o reinado de David-Salomão (séc IX-X) Israel Judá aparece a fonte “Javista”, assim chamada porque chama a Deus com o nome de “Javé”. Os Livros de Samuel surgem neste tempo, com o objectivo de. Neste tempo monarquia. ser escritas algumas v legitimar a começam a partes do Livro do Génesis, do Êxodo, alguns Salmos e nasce a literatura sapiêncial. v Com a morte de Salomão o reino divide-se, Israel (ou Reino do Norte) e Judá (ou Reino do Sul). No reino do Norte nasce a tradição “Eloista” (séc IX-VIII), assim chamada porque chama a Deus com o nome de “Eloim”. (Livros dos Reis, Amós, Oseias, Miqueias, Isaias) v Em 722 o Reino do Norte caiu sob o poder da Assíria. Muitos dos habitantes fugiram levando consigo os escritos e as tradições sagrados para o Reino de Judá. Foi assim que as duas tradições, Javista e a Eloista, se uniram. (Jeremias, 2º Isaias)
O Livro do Deuteronómio tem uma história particular: v A Palavra “Deuteronómio” significa «Segunda Lei» . v Este livro contem três discursos de Moisés, à beira da terra prometida. v Não pretende dizer algo de novo, mas reinterpreta, actualiza os relatos do Êxodos à luz dos ensinamentos dos profetas. v Insiste na adesão interior a Deus e na actualização da Aliança. De facto, as duas palavra que recorrem com frequência são: “coração” e “hoje”.
v O Livro do Deuteronómio começou a ser escrito (uma primeira redacção) no Reino do Norte, antes da ocupação assira (722). Tem como base a renovação litúrgica da Aliança em Siquém (Js 24). v Um século mais tarde foi encontrado no Templo e chamado o «Livro da Aliança» (2 Rei 23, 3 -20). v O Rei Josias (640 -609), contemporâneo do profeta Jeremias, tentou por em pratica este livro iniciando uma reforma religiosa.
A fonte P” Babilónia v Em 587 Nabucodonosor, rei de Babilónia, tomou a cidade santa e deportou muitos dos seus habitantes. v Em terra estrangeira os sacerdotes voltaram às antigas tradições, insistindo sobre as celebrações litúrgicas (P).
Algumas datas É quase impossível saber quando foram escritos todos os livros da Bíblia, mas podemos dar alguma indicação: 1800 AC – Chamamento de Abraão 1700 AC – Os filhos de Jacob vão para o Egipto 1300 AC – Moisés liberta o povo da escravidão (Êxodo, Aliança) 1200 AC – Tempo dos Juízes (Samuel …) 1000 AC – Começa a monarquia, construção do Templo (Saul, David, Salomão, e profetas). Primeira redacção (J). 930 AC – Divisão do Reino (Judas e Israel. Nasce a redacção E e mais tarde a D 722 AC – Acaba o Reino de Israel, fica só o Reino de Judas. Fusão J+E 622 AC – Josia tenta a reforma religiosa 587 AC – Exílio a Babilónia. Fé na criação, no Deus único, liturgia (P) 538 AC – Decreto de Ciro e regresso a Palestina 500 AC – Reconstrução do Templo. Reorganização em torno do culto e