f8ea466bf2265f38a097b63008896495.ppt
- Количество слайдов: 16
Orientações ao professor A Paz do Senhor! Estamos no 1º trimestre de 2018 e o tema da revista é Levítico, comentada pelo Pastor Fernando Luiz Viana Alves. Sinta-se livre para incluir textos, figuras, animações e outros elementos a esta apresentação. Se houver necessidade, fique à vontade para alterar os textos aqui apresentados, porém, sem divergir do conteúdo da revista, que é a base desta apresentação. Peça ao Espírito Santo para fazer a diferença em sua aula! Ore, leia a Bíblia, consulte sua revista e estude a lição. Lembre-se também que uma boa consulta a outras obras fidedignas enriquece o conhecimento.
“A purificação da lepra” LIÇÃO 09 04 de Março de 2018
Texto Áureo “E tomará a ave viva, e o pau de cedro, e o carmesim, e o hissopo e os molhará com a ave viva no sangue da ave que foi degolada sobre as águas vivas. ” Levítico 14. 6
Verdade Aplicada Assim como a lepra, o pecado nos tornou imundos diante de Deus, mas Jesus verteu o Seu sangue para nos purificar de todo pecado.
Textos de Referência Levítico 13. 19 -20; 14. 2 -3
Objetivos da lição • • • Ensinar o que representa a lepra; Mostrar o que Jesus fez pelo homem; Enfatizar que a busca da santidade é obrigatória para o cristão.
INTRODUÇÃO O diagnóstico da lepra seria dado por Arão ou um de seus filhos, que deveriam estar atentos para que no acampamento de Israel e, mais tarde na terra de Canaã, não fosse permitido o convívio social de uma pessoa que tivesse a lepra.
1. A responsabilidade do sacerdote Em todas as situações em que houvesse a suspeita da praga da lepra, o exame feito pelo sacerdote era fundamental para a decisão correta. Competia ao sacerdote o diagnóstico e a orientação em relação às pessoas conduzidas a ele (Lv 13. 2). A responsabilidade e o conhecimento do sacerdote eram fundamentais para que nenhuma injustiça fosse cometida ou que, por negligência, o mal permanecesse no acampamento.
Comente: 1. 1 – A lepra é símbolo do pecado 1. 2 – O exame do sacerdote 1. 3 – A manifestação da lepra
2. A purificação da lepra Deus abomina o pecado, porém tem o perdão para os que cometeram tal agravo perante Ele e se arrependem. Deus determinou que o homem fosse afastado do arraial quando possuísse lepra, no entanto proporciona a lei do leproso no dia da sua purificação (Lv 14. 1 -2), possibilitando o seu retorno ao acampamento de Israel quando estivesse curado. Trata-se de uma figura do que Jesus Cristo fez pelos pecadores, permitindo que voltássemos para a presença de Deus.
Comente: 2. 1 – O sacerdote examinava o leproso 2. 2 – O sacerdote fazia a purificação do leproso 2. 3 – O sacerdote declarava limpo o leproso
3. Lepra nas vestes e nas casas Assim como poderia estar no corpo, a lepra poderia estar presente na roupa (Lv 13. 47), como também nas casas (Lv 14. 34). Traçando um paralelo com os nossos dias, R. K. Harrison afirma que, em todas as áreas da nossa vida, a busca da santidade, sob a orientação do Espírito Santo, é obrigatória para o cristão crescer verdadeiramente na plenitude de Jesus Cristo.
Comente: 3. 1 – Uma veste contaminada 3. 2 – Uma casa contaminada 3. 3 – Sangue e azeite no purificado
CONCLUSÃO Na saída do sacerdote do arraial, o lugar onde o Senhor Deus habitava, para ir em direção ao leproso imundo, vemos o Senhor Jesus Cristo deixando o Seu lugar junto ao Pai, vindo em busca de um pecador chafurdado num mundo corrompido pelo pecado.
Referências • Bíblia do Culto – Editora Betel • Revista EBD Betel Dominical, 1º Trimestre de 2018 – Editora Betel
Dúvidas, sugestões? Entre em contato conosco através do e-mail: comercial@editorabetel. com. br Conheça nossa loja virtual: www. editorabetelvirtual. com. br Siga-nos nas redes sociais e fique por dentro das novidades: facebook. com/editorabetel instagram. com/editorabetel youtube. com/editorabetel


