Скачать презентацию O termo latino Testamentum é a tradução da Скачать презентацию O termo latino Testamentum é a tradução da

65dfba93bf42b387ed42d86f47531cb8.ppt

  • Количество слайдов: 20

O termo latino Testamentum é a tradução da palavra grega DIATHEKE que significa o O termo latino Testamentum é a tradução da palavra grega DIATHEKE que significa o testamento (compromisso unilateral) ou seja a última disposição dos próprios bens. O termo original hebraico é BERIT (traduzido pela LXX por Diatheke) e significa mais exatamente Aliança, Pacto (compromisso bilateral). Logicamente era esse o sentido que os tradutores da LXX quiseram dar ao termo Diatheke. Embora impróprio, o termo Testamento indica a herança que nós adquirimos com a morte de Jesus Cristo, já prefigurada no Antigo Testamento. A palavra TESTAMENTO não deve ser entendida no sentido jurídico atual, isto é, o documento com as últimas disposições de uma pessoa ao morrer. Testamento é a tradução latina, um tanto confusa, da palavra hebraica PACTO, ALIANÇA.

a ar vo us o te e N as ien o en tig ar a ar vo us o te e N as ien o en tig ar ova nv n dic N co “A in a e duas é ra ntig. pa "A o as. B ssã N re to” lia; e icar xp men íb e ind ção. sta da B ra Te tes a lva p Sa r pa nça" s da lia omia A n co e

2. DIVISÃO: Os 73 livros da Bíblia estão agrupados em duas grandes partes: 2. DIVISÃO: Os 73 livros da Bíblia estão agrupados em duas grandes partes:

O Antigo Testamento, com 46 livros escritos antes de Jesus Cristo. O Novo Testamento, O Antigo Testamento, com 46 livros escritos antes de Jesus Cristo. O Novo Testamento, com 27 livros redigidos depois de Jesus Cristo.

O Antigo Testamento contém os livros que se referem à Antiga Aliança que Deus O Antigo Testamento contém os livros que se referem à Antiga Aliança que Deus fez, primeiro com Adão, depois com Noé, Abraão e sobretudo com Moisés. O Novo Testamento contém os livros que se referem à Aliança Nova e definitiva, feita por meio de Jesus Cristo.

A Principio todo o Antigo Testamento foi escrito em hebraico ou aramaico, menos o A Principio todo o Antigo Testamento foi escrito em hebraico ou aramaico, menos o Livro da Sabedoria, I e II Macabeus e trechos dos Livros de Daniel e de Ester, que foram escritos em grego.

 • NOVO TESTAMENTO: formado por 27 livros que contam a vida de Jesus • NOVO TESTAMENTO: formado por 27 livros que contam a vida de Jesus e a formação da Igreja. O Novo Testamento foi escrito em grego.

 • HAGIÓGRAFO: é aquele que escreve a Palavra de Deus. Ele é inspirado • HAGIÓGRAFO: é aquele que escreve a Palavra de Deus. Ele é inspirado pelo Espírito Santo. Quando falamos em Livros Inspirados, entendemos aqueles Livros que formam a Bíblia Sagrada. São os 73 Livros, reconhecidos oficialmente pela Igreja como tais. São chamados Livros Canônicos. Essa inspiração para escrever Livros da Bíblia já foi encerrada no tempo dos Apóstolos. Agora não se acrescenta mais nenhum Livro.

O Antigo Testamento: O AT só existe nas Bíblias Católica e Protestante. Em se O Antigo Testamento: O AT só existe nas Bíblias Católica e Protestante. Em se tratando da Bíblia Hebraica, não podemos falar de Antigo Testamento, pois nela não existe o Novo. Só há o AT quando existe um novo. O judaísmo não considera inspirados os livros que compõem o NT. Por isso, eles não fazem parte da Bíblia Hebraica - compõe-se de somente 39 livros. Isso porque os Judeus aceitaram como inspirados somente os livros escritos em hebraico e em Israel.

A Bíblia Católica Os 46 livros do AT são assim divididos: Pentateuco: Gênesis, Êxodo, A Bíblia Católica Os 46 livros do AT são assim divididos: Pentateuco: Gênesis, Êxodo, Levítico, Números e Deuteronômio. Livros Históricos: Josué, Juízes, Rute, 1 e 2 Samuel, 1 e 2 Reis, 1 e 2 Crônicas, Esdras, Neemias, Tobias, Judite, Ester e 1 e 2 Macabeus. Livros Sapienciais: Jó, Salmos, Provérbios, Eclesiastes, Cântico dos Cânticos, Sabedoria e Eclesiástico. Profetas: Isaías, Jeremias, Lamentações, Baruc, Ezequiel, Daniel, Oséias, Abdias, Amós, Joel, Jonas, Miquéias, Naum, Habacuc, Sofonias, Ageu, Zacarias e Malaquias.

A Bíblia Hebraica É formada por apenas 39 livros. Lei (Torá): Gênesis, Êxodo, Torá A Bíblia Hebraica É formada por apenas 39 livros. Lei (Torá): Gênesis, Êxodo, Torá Levítico, Números e Deuteronômio. Profetas (Nebiim), divididos em:

►Anteriores: Josué, Juízes, 1 e 2 Samuel, 1 e 2 Reis. Esses livros são ►Anteriores: Josué, Juízes, 1 e 2 Samuel, 1 e 2 Reis. Esses livros são chamados "profetas" porque eram considerados obras de profetas: Josué teria sido escrito pelo próprio, tido como profeta; Juizes e Samuel escritos por Samuel, chamado expressamente de profeta em 1 Samuel 3, 20; Reis escritos pelo profeta Jeremias. ► Posteriores: Isaías, Jeremias, Ezequiel e os 12 profetas meno res: Oséias, Joel, Amós, Abdias, Jonas, Miquéias, Naum, Habacuc, Sofonias, Ageu, Zacarias e Malaquias.

Escritos (Ketubim): Salmos, Jó, Provérbios, Rute, Cântico dos Cânticos, Eclesiastes, Lamentações, Ester, Daniel, Esdras, Escritos (Ketubim): Salmos, Jó, Provérbios, Rute, Cântico dos Cânticos, Eclesiastes, Lamentações, Ester, Daniel, Esdras, Neemias e 1 e 2 Crônicas. Reunindo a primeira letra de cada uma dessas partes, os judeus for maram a palavra "Ta. Na. K", que designa a Bíblia Hebraica.

N. B. Rute, Cânticos, Eclesiastes, Lamentações e Ester são chamados os N. B. Rute, Cânticos, Eclesiastes, Lamentações e Ester são chamados os "Cincos rolos festivos". Ao adotar a Bíblia grega chamada "Setenta" (LXX) a Igreja considerou inspirados e, portanto, canônicos além dos 39 livros da Bíblia hebraica mais outros 7 livros escritos em grego. São eles: Judite, Tobias, Eclesiástico, Sabedoria, Baruc, 1 e 2 Macabeus. No Concílio de Trento (1545), devido à exclusão de tais livros pelos protestantes, a Igreja definiu o cânon com lei. Os 39 livros da Bíblia Hebraica são chamados "proto-canônicos" porque foram aceitos como tais numa primeira fase.

Na Vulgata (tradução latina da Bíblia) os livros históricos são colocados em ordem cronológica Na Vulgata (tradução latina da Bíblia) os livros históricos são colocados em ordem cronológica dos fatos que narram. A denominação "históricos" deve ser tomada em sentido muito amplo, pois nenhum desses livros é histórico no sentido que damos hoje à palavra. Além disso, levítico é um livro de leis e Tobias e Judite são meras novelas, ficções.

Hoje se procura falar mais de Pentateuco e dos livros Históricos quase separando os Hoje se procura falar mais de Pentateuco e dos livros Históricos quase separando os 5 primeiros livros demais. De fato esses 5 livros (a lei para os Judeus) formam um grupo à parte no conjunto dos chamados livros históricos. Muitas bíblias adotam a seguinte classificação: Pentateuco, Livros Históricos, Profetas e livros Sapienciais.

As Lamentações = embora seja um livro poético é colocado entre os profetas. Isso As Lamentações = embora seja um livro poético é colocado entre os profetas. Isso porque a Vulgata colocou-o sob o nome do profeta Jeremias. Alguns livros de 3º grupo são chamados Didáticos ou Sapienciais em vista do seu conteúdo (ensinamentos); outros são poéticos por causa da forma literária. 1 e 2 Samuel e 1 e 2 Reis são chamados na Vulgata I, III, IV livros dos Reis, respectivamente. Assim 1 e 2 Samuel corresponde a 1 e 2 Reis e 1 e 2 Reis corresponde a III e IV Reis. Neemias é chamado 2 Esdras. Assim: Esdras - 1 Esdras; Neemias - 2 Esdras.

Os hebreus denominam os livros da Bíblia com as primeiras palavras de cada livro Os hebreus denominam os livros da Bíblia com as primeiras palavras de cada livro (como se faz atualmente com as encíclicas. . . ) Exemplo: Gênesis → No Principio Êxodo → E estes são os nomes Levítico → E chamou. . . Números → No deserto. . . Deuteronômio → Estas são as palavras. . .