Скачать презентацию No Catecismo que aprendi de criança a primeira Скачать презентацию No Catecismo que aprendi de criança a primeira

54246099688771ce83e41a3cdf29026a.ppt

  • Количество слайдов: 13

No Catecismo, que aprendi de criança, a primeira pergunta era: No Catecismo, que aprendi de criança, a primeira pergunta era: "Para que vivemos na terra? " - Para conhecer, amar e servir a Deus e assim SALVAR a nossa "alma". . . A Liturgia desse domingo nos oferece a oportunidade de refletir sobre o tema da SALVAÇÃO. Quem se salva? As leituras mostram o UNIVERSALISMO da Salvação.

Na 1ª Leitura, vemos que Deus não exclui ninguém da Salvação. Os Na 1ª Leitura, vemos que Deus não exclui ninguém da Salvação. Os "estrangeiros", na Palestina, que honram a Deus e praticam seus mandamentos, serão acompanhados até o templo do Senhor. "A Casa do Senhor será uma casa de oração para todos os povos". (Is 56, 6 -7) Para os judeus, que se julgavam os únicos destinatários da salvação, foi uma tremenda novidade. Deus convida a acolher e amar todas as pessoas, mesmo "os diferentes" de nós.

Na 2ª Leitura, Paulo vê o anúncio aos gentios como uma extensão ao anúncio Na 2ª Leitura, Paulo vê o anúncio aos gentios como uma extensão ao anúncio prioritário aos judeus. (Rm 11, 13 -15. 29 -32) Paulo lembra com tristeza que Israel, apesar de ser o Povo eleito de Deus e o Povo da Aliança, recusou a Salvação que Jesus veio oferecer. Mas a misericórdia de Deus não abandona nenhum de seus filhos e fica sempre esperando uma resposta positiva às suas propostas.

No Evangelho, Jesus exalta a fé de uma mulher Cananéia, considerada pagã pelos judeus. No Evangelho, Jesus exalta a fé de uma mulher Cananéia, considerada pagã pelos judeus. A fé não tem fronteiras. (Mt 15, 21 -28) - A mulher procura o Cristo e inicia com ele um comovente DIÁLOGO: apresenta-lhe a maior preocupação de sua vida: a saúde da filha. - Jesus permanece em silêncio, aparentemente insensível aos apelos. . . - Os apóstolos, impacientes, insistem para que resolva o problema: ou cure de uma vez, ou então mande embora. . .

- Cristo declara com sinceridade e firmeza sua posição: - Cristo declara com sinceridade e firmeza sua posição: "Fui enviado só para as ovelhas perdidas de Israel. . . " - Mas ela insiste nesse diálogo que parece IMPOSSÍVEL. . . "Senhor, vem em meu socorro. . . " - E Cristo lhe dirige uma afirmação dura: "Não é bom tomar o pão dos filhos e lançá-los aos cães. . . "

- Ela não se ofende e, com HUMILDADE, prossegue: - Ela não se ofende e, com HUMILDADE, prossegue: "Sim, Senhor, mas também os cães comem as migalhas que caem da mesa de seus donos. . . " - No final, Jesus conclui: "Mulher, grande é tua FÉ; seja feito como queres". E desde esse momento sua filha ficou curada. . . É um dos trechos mais comoventes do evangelho. . . Impressiona-nos a grande fé e humildade dessa mulher.

+ Como entender esta atitude do mestre, que sempre procurou mostrar em gestos concretos + Como entender esta atitude do mestre, que sempre procurou mostrar em gestos concretos o amor e a misericórdia de Deus pelos homens? Foi um modo de desaprovar os preconceitos judaicos contra os pagãos e mostrar em terra estrangeira o belo exemplo de fé dessa mulher pagã, que também merecia fazer parte do Povo de Deus.

+ ESSE EPISÓDIO NOS REVELA TRÊS VERDADES: 1. A SALVAÇÃO é Universal, + ESSE EPISÓDIO NOS REVELA TRÊS VERDADES: 1. A SALVAÇÃO é Universal, "católica" : É oferecida para todos os que têm o coração aberto a Deus, independente de raça, nação, cultura, sexo ou classe social. 2. CRISTÃO é quem aceita a oferta de salvação de Cristo, quem acolhe o seu Reino, adere a Jesus e ao Evangelho. O importante não é pertencer a um povo ou a certa classe de privilegiados. O que vale é a FÉ.

3. A IGREJA é um instrumento de salvação deixado por Cristo. Mas, 3. A IGREJA é um instrumento de salvação deixado por Cristo. Mas, "graças a Cristo e à sua Igreja, podem conseguir a Salvação eterna, todos os que, sem culpa, ignoram o Evangelho de Cristo e a sua Igreja, mas procuram sinceramente a Deus, e, sob a influência da graça, se esforçam por cumprir a vontade dele, conhecida por meio da consciência". (CCIC 171) No Evangelho de hoje, Cristo em terra estrangeira elogia a fé de uma mulher pagã (cananéia).

+ O QUE ESSA MULHER CANANÉIA NOS DIZ, HOJE? - No + O QUE ESSA MULHER CANANÉIA NOS DIZ, HOJE? - No "Dia dos Pais", que hoje celebramos? Muitos pais andam angustiados pela situação de seus filhos. Ela nos mostra um caminho para superar os problemas: - Grande AMOR para com a filha; - DIÁLOGO humilde e perseverante com Cristo. Pelo Amor autêntico e pelo Diálogo humilde e perseverante, os pais também encontrarão um caminho seguro para superar todas as dificuldades. . .

- Na - Na "Semana da Família", que hoje iniciamos? Quando o DIÁLOGO parece impossível, o único caminho a seguir é Amor, Humildade e Perseverança. Feliz da família que cultiva a fé. Abençoados os pais que assumem a missão de educar na fé. Rezemos para que todas as nossas famílias possam ser a família que Deus quer. . . Pe. Antônio Geraldo Dalla Costa CS 14. 08. 2011

MEU DOMINGO Com a Palavra de Deus Meditada por: Pe. Antônio Geraldo Dalla Costa MEU DOMINGO Com a Palavra de Deus Meditada por: Pe. Antônio Geraldo Dalla Costa CS Ilustração: Nelso Geraldo Ferronatto Música: Cuida da Minha Família Pe. Ezequiel Dal Pozzo Acesse o Endereço: http: //www. buscandonovasaguas. com