
ddd0eddfd323992ca50393e8b58a75b2.ppt
- Количество слайдов: 174
Igreja Evangélica da Paz Panorama do Velho Testamento Presb. Edison
Livros Proféticos Introdução
Profeta. O que é? Um profeta é um homem chamado por Deus para ser Seu representante na Terra. Quando um profeta fala por Deus é como se Deus estivesse falando.
Profeta Um profeta é também uma testemunha especial de Cristo, que presta testemunho de Sua divindade e ensina Seu evangelho.
Deus sempre levantava, dentre seu povo, homens tementes a Ele e sensíveis à Sua voz, que tinham a incumbência de exortar o povo ao arrependimento, a voltarem-se para Deus, deixando a idolatria e os maus costumes.
Profetas Função • Trazer a palavra de Deus diretamente às pessoas; • Dar visões futuras aos servos de Deus; • Interpretar a palavra de Deus e as visões; • Edificar pessoas através da palavra do Espírito santo; • Ensinar a verdade; • Admoesta os desordeiros e pecadores.
Profeta Ser profeta significa falar antes de acontecer. Este poder veio de Deus pois o homem, em si, não tem este poder. O propósito do profeta era de falar com autoridade, em confirmar a fé, avisar de julgamento e dar conforto e instrução
Profeta Os profetas tanto podiam vir dentre os nobres, quanto dentre os mais pobres e humildes, sem distinção.
Profeta O tempo dos profetas foi do nono ao quarto século A. C. , isto é, por cerca de quinhentos anos. Depois houve um período chamado pelos estudiosos de silêncio profético (ou período Inter bíblico) até o surgimento do último profeta do Antigo Testamento: João Batista
Profeta Era comum entre eles os seguintes avisos: - dispersão – cativeiro; - retorno à terra, mediante arrependimento; - a vinda do Messias e - o reino do Messias sobre a terra
Profeta Nem todos os profetas deixaram escritos, mas nem por isso tinham menos importância ou eram menos inspirados por Deus, como por exemplo: Elias, Eliseu, Moisés, João Batista, etc.
Profeta A profecia mostra a divindade e o poder de Deus! Is 46: 9, 10
A Seção Profética na Bíblia Prediz os acontecimentos de Cristo, Seu reino, a Sua redenção pela graça tanto que mostrou que a lei seria cumprida em Cristo. Então, por Cristo ser visto como superior a lei de Moisés e pelo fato que a lei seria cumprida em Cristo, convém que a seção profética venha entre a Lei e os Evangelhos.
LIVROS PROFÉTICOS - vd São dezessete livros proféticos, divididos segundo dois critérios: 1º CRITÉRIO: Segundo o tamanho do texto bíblico publicado; 2º CRITÉRIO: Segundo a cronologia de escrita
Segundo o tamanho do texto Os livros são classificados em: n Profetas Maiores e n Profetas Menores.
Profetas maiores são 4: Isaías, Jeremias, Lamentações de Jeremias, Ezequiel e Daniel Profetas menores são 12: Oséias, Joel, Amós, Obadias, Jonas, Miquéias, Naum, Habacuque, Sofonias, Ageu, Zacarias e Malaquias. Talvez os "menores" tenham pregado tanto quanto os "maiores". Só não escreveram tanto quanto eles.
Segundo a Cronologia de Escrita São classificados em: • Antes do Exílio na Babilônia (Reinos do Norte e do sul); • Durante o Exílio na Babilônia e; • Pós exílio na Babilônia.
Podemos memorizar da seguinte forma: n 3 profetas após o exílio: Ageu, Zacarias e Malaquias n 2 profetas durante o exílio: Daniel e Ezequiel n 11 profetas são antes do exílio Jonas, Amós, Oséias, Isaías, Miquéias, Joel, Obadias, Naum, Sofonias, Habacuque, Jeremias e Lamentações.
A Ordem de estudo será segundo a cronologia na história de Israel: 12 profetas são antes do exílio 1) Jonas, 2) Amós, 3) Oséias, 4) Isaías, 5) Miquéias, 6) Joel, 7) Obadias, 8) Naum, 9) Sofonias, 10) Habacuque, 11) Jeremias e 12) Lamentações.
No Exílio: 13) Daniel 14) Ezequiel Pós Exílio: 15) Ageu 16) Zacarias 17) Malaquias
Livros Proféticos JONAS
PROFETA JONAS Tema: A Misericórdia de Deus Tempo: Escrito no 8º século antes de Cristo, em torno do ano 765 a. C. Uns 40 anos +- antes do cativeiro de Israel pela Assíria. O Autor: O nome Jonas significa “pomba“, o que não correspondia ao temperamento intempestivo do profeta
O Livro • O livro é uma autobiografia de Jonas. • O propósito do livro é revelar a compaixão de Deus e o uso da Sua graça também aos pagãos (3. 10; 4: 11) que é além do entendimento do homem. “Viu Deus o que fizeram, como se arrependeram do seu mau caminho; e Deus se arrependeu do mal que tinha dito lhes faria e não o fez” (Jn 3: 10)
O acontecimento de Jonas ser preservado no ventre da baleia (1. 17 - 2. 10) foi usado por Jesus como profecia da sua própria morte e ressurreição (Mt 12. 38 -40 ); Jonas tipifica Jesus, o Enviado, assim como tipifica nós hoje. “E levantaram a Jonas e o lançaram ao mar; e cessou o mar da sua fúria” (Jn 1: 15)
Jonas foi engolido por um peixe (baleia ou tubarão-baleia) e ficou vivo por três dias e três noites no interior do peixe. O próprio Senhor Jesus testificou que o relato é verdadeiro (Mt 12: 39)
Tudo indica que usar o peixe foi uma estratégia divina, pois o deus dos ninivitas era Hoanes, metade homem, metade peixe; Muitas imagens em pedra apresentando um homem saindo da boca de um peixe têm sido desenterradas nas ruínas de Nínive
Versículos-chave: Jonas 1: 3: "Jonas se dispôs, mas para fugir da presença do SENHOR, para Társis. . " Jonas 1: 17: "Deparou o SENHOR um grande peixe, para que tragasse a Jonas; e esteve Jonas três dias e três noites no ventre do peixe. “ Jonas 2: 2: "Na minha angústia, clamei ao SENHOR, e ele me respondeu; do ventre do abismo, gritei, e tu me ouviste a voz. “ Jonas 3: 10: “Viu Deus o que fizeram, como se arrependeram do seu mau caminho; e Deus se arrependeu do mal que tinha dito lhes faria e não o fez”.
Esquema do Livro n Jonas é comissionado, mas desobedece; n Deus não desiste e move para recolocar Jonas no ministério; n Oração de Jonas e libertação; n Segunda comissão de Jonas e obediência; n Pecadores ouvem e se arrependem; n Por último, uma lição objetiva de Deus a Jonas, a respeito de compaixão e misericórdia, usando uma planta, um verme e um vento oriental
Visão Panorâmica do Livro n O livro traz três grandes doutrinas cristãs: n Ressurreição n Arrependimento genuíno; n Benignidade de Deus
Nínive
O Palácio de Nínive
Nínive n n n Localização: às margens do rio Tigre, a quase 1000 km de Israel. Cidade antiga, construída por Ninrode; Tinha mais de 120. 000 habitantes na época de Jonas. Chegou a ter cerca de 600. 000 antes disso. Cidade toda murada com 96 km de extensão e 30 m de altura; Tinha ainda 50 torres de 60 m de altura
Nínive n Os ninivitas eram cruéis; n Resquícios e crueldade contra seus inimigos; n Cabeças eram expostas ao publico; n Péssimas relações com outras nações;
A Mensagem de Jonas A mensagem era curta, simples e poderosa: “Ainda quarenta dias e Nínive será subvertida” (Jn 3: 4). Jonas não usou palavras como Misericórdia, arrependimento, perdão e nem mesmo o nome do Senhor e ainda assim conseguiu o que famosos pregadores raramente conseguem em toda a sua vida de pregação. Arrependimento n n A mensagem de Jonas produziu nos ninivitas o efeito esperado por Deus e aborreceu o profeta. O povo, inclusive o rei, se arrepende, proclamam um jejum coletivo (até os animais) e Deus retira a sentença.
Amós O Profeta do Julgamento
O Livro de Amós Tema: Julgamento do Pecado. Era um clamor à nação por uma vida reta e justa. O homem tem responsabilidade de se arrepender e estabelecer a justiça para poder viver (5: 14, 15). Tempo: 760 a. C. , durante o reinado do Rei Uzias (reto, mas soberbo), de Judá e do Rei Jeroboão II (mau), de Israel
Profeta Amós • E pastor de ovelhas e plantador de sicômoros, (10 km ao sul de Belém); • O nome significa “carregador de Fardo“; • Foi chamado por Deus para profetizar em Judá e Israel, denunciando as injustiças sociais e anunciando o castigo vindouro, pois Deus é um Deus justo.
Visão Panorâmica do Livro n Embora fosse de Judá (reino do sul), Amós profetizou acerca do julgamento vindouro em relação a Israel (reino do norte), em razão do pecado do povo; n Havia culto a dois bezerros de ouro, feitos por Jeroboão, há 170 anos; n Viviam num clima de prazeres e deleites; Afastamento de Deus.
Esquema do Livro 1) Julgamento de várias nações – caps. 1, 2; 2) Punição de Israel pela iniqüidade, Luxúria (camas de marfim) e injustiça – caps. 3 -6; 3) Visões do Julgamento • Gafanhotos, fogo e Fio de Prumo– cap 7 • Frutos de verão – cap 8 • O Senhor no altar – cap 9 Apesar da aparente prosperidade, o julgamento veio para Israel devido o pecado.
Versículo chave: Amós 2: 4: “Assim diz o SENHOR: Por três transgressões de Judá e por quatro, não sustarei o castigo, porque rejeitaram a lei do SENHOR e não guardaram os seus estatutos; antes, as suas próprias mentiras os enganaram, e após elas andaram seus pais. ”
Jesus no livro de Amós: Buscar sempre a Deus para viver. (Am 5: 4) Buscar sempre o bem e deixar tudo que é mal. (Am 5: 14, 15) Jesus Cristo é o restaurador do seu povo no reino vindouro (Amós 9: 11) Procurarão pela palavra de Deus e sua salvação (Am 8: 11, 12)
Profeta Oséias “Salvação”
Recapitulando Profetas antes do Exílio Profeta Ano do Rei em Israel livro Jonas 762 a. C Amós 750 a. C Oséias 740 a. C Rei em Judá Jeroboão II (mau) Uzias (reto, mas soberbo) Jeroboão II, Zacarias(mau) Salum (mau) Menaém (mau) Uzias e Jotão (reto, mas o povo praticava o mal)
Profeta Oséias O Profeta do amor incondicional • Nome Oséias do hebraico “ysh”, “Hoshea”; • Significa “salvação” , “Libertação ou livramento" ou ainda "O Senhor Salva“; • O nome procede da raiz de Josué;
Livro de Oséias Tema: A Infidelidade de Israel e o Amor Redentor de Deus Escrito principalmente para o Reino do Norte, Israel
VERSÍCULO CHAVE - OSÉIAS Oséias 1: 2 “Vai, toma uma mulher de prostituições e terás filhos de prostituição, porque a terra se prostituiu, desviando-se do Senhor”. Oséias 6: 6: “Pois misericórdia quero, e não sacrifício, e o conhecimento de Deus, mais do que holocaustos. ”
Profeta Oséias • Oséias escreveu com precisão e com provérbios, curtos, mas cheios de significação; • Profetizou às dez tribos (Reino do Norte) - Israel - numa época muito depravada, a mesma de Jonas, Amós, Isaías e Miquéias;
Mensagem Principal • Como uma mulher prostituta, quando se casa e gera filhos, ainda quer o pecado, assim é o povo de Deus para com pecado 1. 3; 2. 2. • Como um esposo longânimo e de amor incondicional apela pelo arrependimento oferecendo perdão e misericórdia à sua esposa pecaminosa (2. 14 -23), assim Deus apela ao Seu povo (adúltero), a quem escolheu e ama.
Esquema do Livro 1) A experiência pessoal do profeta: 1) 2) Gômer e Israel comparados – cap 2 3) 2) Gômer e Oséias – cap 1 A restauração de Gômer – cap 3 A Mensagem do Profeta: 1) A pecaminosidade de Israel – caps 4, 5 2) O julgamento de Israel – caps 6 a 10 3) A restauração de Israel – caps 11 a 14
Aplicação prática do livro de Oséias n Oséias = leia-se Jesus; n Gômer = leia-se Igreja (nosso nome); n Senhor = leia-se (Pai, Filho, Espírito Santo); n Israel/Efraim = leia-se “nosso nome”;
Aplicação prática do livro de Oséias n Assegura o amor incondicional de Deus por Seu povo; n n É um retrato de como Deus é desonrado e irritado pelas ações de Seus filhos; Como pode uma criança que recebe uma abundância de amor, misericórdia e graça, tratar um Pai com tanto desrespeito? No entanto, temos feito isso há séculos.
ISAÍAS “O Quinto Evangelista”
Profeta Isaías O Príncipe dos Profetas • Nome Isaías significa “Jeová é a salvação”. • De família real, vivia nos palácios de Jerusalém, até que teve seu chamado definitivo, no ano em que morreu seu primo, o rei Uzias.
Recapitulando o contexto Profetas antes do Exílio Profeta Ano do livro Jonas 762 a. C Amós 750 a. C Oséias Isaías 740 a. C 740 a 680 a. C Rei em Israel Rei em Judá Jeroboão II (mau) Uzias (reto, mas soberbo. Ficou leproso) Jeroboão II, Zacarias (mau), Salum (mau), Menaém (mau) Uzias e Jotão (reto, mas o povo praticava o mal) Menaém (mau), Pecas (mau), Oséias (mau. último rei). Uzias, Jotão, Acaz (mau), Ezequias (reto, o que mais se aproxima de Davi), Manassés (mau. Mandou serrar Isaías. Arrependeu)
Recapitulando o contexto Ambiente Político Internacional O livro de Isaías retrata a ascensão e consolidação do império Assírio/Nínive, em três fases: n Invasão do Norte/Leste, por Tiglate-Pileser entre 745 -734 a. C; n Invasão de Samaria por Sargom e Salmonasar, em 724 -722 a. C; n Tentativa fracassada de invasão de Judá (sul) e Oeste por Senaqueribe, entre 714 -701 a. C.
Recapitulando o contexto Ambiente Político Interno n Enquanto o Reino do Norte estava derrotado depois do período áureo de Jeroboão II, o Reino do Sul estava entregue à perversidade interna sob Acaz n Ezequias, filho de Acaz era bom (o mais parecido com Davi). Sob conselho de Isaías fez uma revolução moral e religiosa na nação, porém seu filho Manassés, que nasceu nos seus 15 anos de acréscimo, era mau.
Recapitulando o contexto Ambiente Religioso n Acentuado declínio espiritual nos dois reinos. No norte havia adoração a dois bezerros de ouro, feitos por Jeroboão; n No sul, Acaz fazia alianças com nações estrangeiras, inclusive Assíria e Egito, em vez de confiar no Senhor. Sob ataque, queimou a seu filho em altar pagão. Foi ecumênico religioso e idólatra de outros deuses.
Profeta Isaías • Como principal conselheiro do rei Ezequias, Isaías exerceu grande influência política e religiosa. • Jesus citou Isaías com maior freqüência que qualquer outro profeta. Pedro, João e Paulo também o citam freqüentemente no Novo Testamento.
Propósitos do Livro de Isaías: • Revelar profecias sobre “O Santo de Israel” e “O Sofrimento do Servo do Senhor”, dois títulos divinos de Jesus; • Exortar o povo à Santidade, pois assim o exige O Santo de Israel.
Esquema do Livro Isaías tem 66 capítulos. É uma bíblia em miniatura (66 livros): 1) Primeira parte, 39 capítulos: n Reprovações pelo pecado do povo; n Avisos de julgamento 2) Segunda parte, 27 capítulos (40 -66): n Realce à Graça - Palavras doces, confortáveis.
Versículos chave n n n Isaías 6: 8: “Depois disto, ouvi a voz do Senhor, que dizia: A quem enviarei, e quem há de ir por nós? Disse eu: eisme aqui, envia-me a mim. ” Isaías 7: 14: “Portanto, o Senhor mesmo vos dará um sinal: eis que a virgem conceberá e dará à luz um filho e lhe chamará Emanuel. Isaías 9: 6: “Porque um menino nos nasceu, um filho se nos deu; o governo está sobre os seus ombros; e o seu nome será: Maravilhoso Conselheiro, Deus Forte, Pai da Eternidade, Príncipe da Paz. ”
Versículos chave n n n Isaías 14: 12 -13: “Como caíste do céu, ó estrela da manhã, filho da alva! Como foste lançado por terra, tu que debilitavas as nações! Tu dizias no teu coração: Eu subirei ao céu; acima das estrelas de Deus exaltarei o meu trono e no monte da congregação me assentarei, nas extremidades do Norte. ” Isaías 53: 5 -6: “Mas ele foi traspassado pelas nossas transgressões e moído pelas nossas iniquidades; o castigo que nos traz a paz estava sobre ele, e pelas suas pisaduras fomos sarados. Todos nós andávamos desgarrados como ovelhas; cada um se desviava pelo caminho, mas o SENHOR fez cair sobre ele a iniquidade de nós todos. ” Isaías 65: 25: “O lobo e o cordeiro pastarão juntos, e o leão comerá palha como o boi; pó será a comida da serpente. Não se fará mal nem dano algum em todo o meu santo monte, diz o SENHOR. ”
Isaías: O Quinto Evangelista n É chamado o "Quinto Evangelista" por causa de tantas referências ao Cristo, Sua Pessoa (9. 6), atributos (7. 14; 11. 1 -5), sofrimentos (53. 1 -12) e salvação (55. 1 -9); n É também chamado de “o São Paulo do AT”, pois ocupa- se de quase todas as doutrinas teológicas importantes; n Tem mais citações no Novo Testamento de Isaías de que qualquer outro profeta. São 95 citações.
Mensagens Principais • A vinda do Messias como “Servo Sofredor”, para trazer redenção ao seu povo; Is 52: 13 e 53: 12. • O tema do livro se complementa na mensagem: “A arrogância do homem será abatida, e a sua altivez será humilhada; só o Senhor será exaltado naquele dia. Os ídolos serão de todo destruídos” (Is 2: 17, 18)
Abrangência Profética Livro de grande abrangência profética, pois fala: • do passado longínquo (queda de lúcifer); • do presente em seus dias; • do futuro próximo (invasão babilônica – 150 anos à frente – retorno do cativeiro – 70 anos após); • do futuro médio (vinda do Messias – 750 anos à frente); • do futuro longínquo (milênio), e ainda; • da criação de novo céu e nova terra
O PROFETA MIQUÉIAS
Profeta Miquéias • O nome significa "Quem é como o SENHOR? " • Morastita, da cidade Moresete-gate (35 km ao sudoeste de Jerusalém), talvez fosse de família humilde, pois defende os direitos do homem do campo. • Contemporâneo de Isaías, que era de família nobre, ambos profetizaram para uma sociedade corrupta e depravada. A mesma de Jonas, Amós e Oséias.
Recapitulando o contexto Profetas antes do Exílio Profeta Ano do livro Jonas 762 a. C Amós 750 a. C Oséias 740 a. C Isaías Rei em Israel Jeroboão II (mau) Uzias (reto, mas soberbo. Ficou leproso) Jeroboão II, Zacarias (mau), Salum (mau), Menaém (mau) Uzias e Jotão (reto, mas o povo praticava o mal) 740 a 680 a. C Miquéias Joel 727 a 710 a. C indefinid o Rei em Judá Uzias, Jotão, Acaz , Ezequias e Manassés (mau. Mandou serrar Isaías. Arrependeu) Menaém (mau), Pecas (mau), Oséias (mau. Último rei). Jotão, Acaz (mau), Ezequias (reto, o que mais se aproxima de Davi),
Ambiente Político Internacional Miquéias era contemporâneo de Isaías e Joel e pregou tanto ao Reino do Norte, quanto ao Reino do Sul, onde 3 coisas principais ocorreram: 1º Invasão do Norte/Leste, por Tiglate-Pileser entre 745734 a. C; 2º Invasão de Samaria por Sargom e Salmonasar, em 724722 a. C; 3º Tentativa fracassada de invasão de Judá (sul) e Oeste por Senaqueribe, entre 714 -701 a. C.
Ambiente Político Interno n Enquanto o Reino do Norte estava derrotado depois do período áureo de Jeroboão II, o Reino do Sul estava entregue à perversidade interna sob Acaz; n Mas Ezequias, filho de Acaz, era bom (o mais parecido com Davi). Sob conselho de Isaías e dando ouvidos às profecias de Miquéias e Joel, fez uma revolução moral e religiosa na nação.
Ambiente Religioso “o mesmo cenário do Profeta Isaías” n Acentuado declínio espiritual nos dois reinos. No norte havia adoração a dois bezerros de ouro, feitos por Jeroboão; n No sul, Acaz fazia alianças com nações estrangeiras, inclusive Assíria e Egito, em vez de confiar no Senhor. Sob ataque, queimou a seu filho em altar pagão. Foi ecumênico religioso e idólatra de outros deuses.
Profeta Miquéias • O seu ministério profético cobriu o período de 727 a 710 a. C e profetizou para o reino do sul e também do Norte; • Jeremias mais tarde o menciona (Jr 26. 18), citando-o como alguém enviado por Deus, e também Jesus o cita em Mt 10. 35, 36.
Profeta Miquéias • Protesta contra os ricos opressores do povo; • Denuncia o suborno, a expulsão das mulheres do lar e outros tipos de abusos cometidos em nome da religião; • É chamado de “o Tiago do Antigo Testamento” porque defendia os pobres diante dos ricos e porque esperava que o povo trocasse a prática do cerimonialismo pela prática do bem (Tg 1: 10 -27).
Versículos chaves de Miquéias 1: 2: “Ouvi, todos os povos, prestai atenção, ó terra e tudo o que ela contém, e seja o SENHOR Deus testemunha contra vós outros, o Senhor desde o seu santo templo. ” Miquéias 5: 2: “E tu, Belém-Efrata, pequena demais para figurar como grupo de milhares de Judá, de ti me sairá o que há de reinar em Israel, e cujas origens são desde os tempos antigos, desde os dias da eternidade. ” Miquéias 6: 8: “Ele te declarou, ó homem, o que é bom e que é o que o SENHOR pede de ti: que pratiques a justiça, e ames a misericórdia, e andes humildemente com o teu Deus. ” Miquéias 7: 18 -19: “Quem, ó Deus, é semelhante a ti, que perdoas a iniquidade e te esqueces da transgressão do restante da tua herança? O SENHOR não retém a sua ira para sempre, porque tem prazer na misericórdia. Tornará a ter compaixão de nós; pisará aos pés as nossas iniquidades e lançará todos os nossos pecados nas profundezas do mar. ”
Propósitos do Livro de Miquéias: 1. Enfatizar o peso da próxima ira de Deus sobre a nação por causa dos pecados religiosos, violência e injustiça social; 2. Lembrar o povo de que o governo do Messias traria justiça e verdade, conforme a promessa da aliança abrâmica.
Pecados apontados no Livro de Miquéias: Além da idolatria, o profeta Miquéias ainda denunciou: 1. A cobiça e a opressão (2: 2); 2. A violência (2: 12; 3: 10; 6: 12; 7: 2); 3. O incentivo à falsa profecia (2: 6, 11); 4. A corrupção dos líderes (3: 1 -3); 5. A corrupção dos profetas (3: 5 -7); 6. A corrupção dos sacerdotes (3: 11); 7. A prática do suborno (3: 9, 11; 7: 3) 8. A desonestidade (6: 10, 11)
Peculiaridades em Miquéias 1. Usa frequentemente o termo “Remanescente” referindo-se àquela pequena parte da nação que Deus reserva para si; 2. Faz referências precisas acerca do Messias, como: o lugar de nascimento (5: 2); o Messias como Rei (2: 12, 13); o Messias reinando em justiça sobre toda a terra (4: 1, 7); 3. Declara-se cheio: a) da força do Espírito do Senhor; b) de juízo e c) de ânimo para anunciar a transgressão e o pecado de toda a nação; 4. Usa frequentemente termos jurídicos.
O PROFETA JOEL
O PROFETA JOEL O livro de Joel foi, provavelmente escrito, entre 835 e 800 AC
Profeta Joel • Nome significa "O Senhor (Jeová) é Deus • Pouco se sabe a respeito do homem Joel e nem a época correta em que viveu • Isso, no entanto, não anula o profundo valor das suas profecias, sendo citado por Jesus, Pedro, Paulo
Propósito do Livro de Joel Os principais tópicos do livro de Joel são quatro: 1. A tremenda devastação de sucessivas pragas de gafanhotos; 2. A renovada frutificação da terra por ocasião do arrependimento de Israel; 3. Os dons do Espírito (o derramamento do Espirito Santo); 4. O julgamento final contra as nações que foram injustas contra Israel e a futura bem-aventurança da terra de Judá
Propósito do Livro de Joel Conclamar o povo ao arrependimento, porque o dia do Senhor está próximo: • Os castigos de Deus pedem submissão do Seu povo a Ele, o Deus. • Tudo o que Deus faz acontecer na terra, prepara-a para o futuro Dia do Senhor: “Multidões, multidões no vale da Decisão! Porque o Dia do Senhor está perto, no vale da Decisão” (Jl 3: 14
Versículos chaves de livro de Joel 1: 4: “O que deixou o gafanhoto cortador, comeu-o o gafanhoto migrador; o que deixou o migrador, comeu-o o gafanhoto devorador; o que deixou o devorador, comeu-o o gafanhoto destruidor. ” Joel 2: 25: “Restituir-vos-ei os anos que foram consumidos pelo gafanhoto migrador, pelo destruidor e pelo cortador, o meu grande exército que enviei contra vós outros. ” Joel 2: 28: “E acontecerá, depois, que derramarei o meu Espírito sobre toda a carne; vossos filhos e vossas filhas profetizarão, vossos velhos sonharão, e vossos jovens terão visões. ”
Livro de Joel O Derramamento do Espírito Santo A promessa de um derramamento universal do Espírito Santo (Jl 2: 28 -32) é lembrada por Pedro no dia de Pentecostes (At 2: 16 -21) e parte do texto por Paulo (Rm 10: 13); Essa profecia tem parte a ser cumprida, pois faltam os abalos sísmicos que irão acontecer pouco antes do grande dia da ira do Cordeiro (Ap 6: 12 -17)
Livro de Joel O Derramamento do Espírito Santo Para Pedro, o derramamento do Espírito Santo no Pentecostes inaugurou uma época escatológica. A Igreja passou a esperar a Parousia, isto é, a vinda de Cristo
Recapitulando o contexto Profetas antes do Exílio Profeta Ano Jonas 762 a. C Amós 750 a. C Oséias 740 a. C Isaías 740 a 680 a. C Miquéias 727 a 710 a. C Joel indefinido Obadias Naum indefinido Sofonias 630 a 625 a. C Habacuque Em torno de 607 Rei em Judá Rei em Israel Uzias (reto, mas soberbo. Ficou leproso) Jeroboão II (mau) Uzias e Jotão (reto, mas o povo praticava o mal) Jeroboão II, Zacarias (mau), Salum (mau), Menaém (mau) Uzias, Jotão, Acaz , Ezequias e Manassés (mau. Arrependeu) Menaém (mau), Pecas (mau), Oséias (mau. Último rei). Jotão, Acaz (mau), Ezequias (reto, o que mais se aproxima de Davi) Nenhum. O Reino do Norte havia sido tomado pelos Indefinido. Talvez Manassés, Amom assírios e o povo levado cativo (mau) ou Josias (reto) em migração compulsória massiva. Outros povos foram Rei Josias (reto, muito reto). Mas já era muito tarde. A nação estava para cair daí trazidos para a terra, com outros deuses. A própria a algumas décadas Assíria/Nínive estava para cair diante dos babilônios Reis Joacaz (mau) e Jeoaquim (mau), ambos filhos de Josias
Profeta Obadias
Profeta Obadias • Nome significa “servo do Senhor” e era um nome comum em Israel; • Obadias provavelmente profetizou quando o Reino do Norte já havia sito tomado, havendo apenas o Reino do Sul, sob o reinado de Manassés. • Dirigiu sua mensagem especificamente a um povo estrangeiro, os edomitas.
Esquema do Livro n Obadias é o menor livro do AT (1 capítulo) e, assim como Jonas e Naum, dirige sua mensagem a um povo estrangeiro, provando assim que Deus tem interesse em todos os povos, tanto para salvação, quanto para julgamento; n O Senhor é Deus soberano sobre todas as famílias da terra.
Propósito do Livro de Obadias • Manifestar a ira de Deus (o Dia do Senhor) contra os edomitas; • Os edomitas são mencionados muitas vezes no AT e sempre demonstrando orgulho, soberba, ódio e violência contra o povo de Deus.
Versículos chaves de Obadias 4: “Se te remontares como águia e puseres o teu ninho entre as estrelas, de lá te derribarei, diz o SENHOR. ” Obadias 12: “Mas tu não devias ter olhado com prazer para o dia de teu irmão, o dia da sua calamidade; nem ter-te alegrado sobre os filhos de Judá, no dia da sua ruína; nem ter falado de boca cheia, no dia da angústia. ” Obadias 15: “Porque o Dia do SENHOR está prestes a vir sobre todas as nações; como tu fizeste, assim se fará contigo; o teu malfeito tornará sobre a tua cabeça. ”
Os edomitas – Breve histórico • Obadias Descendentes de Esaú (irmão gêmeo de Jacó; filho de Isaque e Rebeca); • Jacó foi mais esperto que Esaú, roubando-lhe a primogeni- tura e também a bênção de Isaque (com ajuda de Rebeca); n Esaú guardou profunda mágoa de Jacó, a ponto de castigar os pais, casando-se com mulheres estrangeiras e também planejar a morte de Jacó.
Obadias Os edomitas – Breve histórico • A inimizade dos edomitas com seus irmãos judeus, durou até o tempo do profeta Malaquias. • Herodes, o grande, rei de Israel quando Jesus nasceu, era hidumeu (edomita); • Tornaram-se sábios, orgulhosos e ufanavam-se da sua segurança geográfica por terem sua capital Sela (Petra) construída em fortificações naturais.
Obadias Petra • Cidade situada a sudeste do Mar Morto, beneficiada por montanhas rochosas, com acesso por uma fenda entre as rochas; • localizada em ponto estratégico de rota comercial que ligava o sul ao norte e parada obrigatória dos mercadores;
Obadias Petra • Os israelitas, ao saírem do Egito, pediram passagem por Petra, mas foram impedidos pelo rei de Edom, obrigando-os a darem uma longa volta pelo deserto, por muitos anos;
Profeta Naum
Profeta Naum • O nome significa “Consolador” ou “confortador”. É derivado do verbo “Arrepender-se”; • Naum é uma figura do Espírito Santo; • Era chamado de elcosita, por ser da cidade de Elcos, na Judá; • Não é citado nenhuma vez no NT, a não ser, talvez, na genealogia de Jesus (Lc 3: 25);
Propósito e Esquema do Livro de Naum Tema: Nínive cairá, Judá será vindicada O Livro: O livro de Naum é como se fosse uma seqüência do livro de Jonas, cerca de cento e cinquenta anos depois. n Cap. 1, é um Salmo n Caps. 2 e 3 são proféticos contra Nínive
O Livro de Naum O estilo de Naum é de poesia lírica de uma qualidade muito alta. Suas mensagens são vivas e impetuosas.
Versiculos chaves do Livro de Naum n n n 1: 7: “O SENHOR é bom, é fortaleza no dia da angústia e conhece os que nele se refugiam. ” 1: 14 a: “Porém contra ti, Assíria, o SENHOR deu ordem que não haja posteridade que leve o teu nome. ” 1: 15 a: “Eis sobre os montes os pés do que anuncia boas-novas, do que anuncia a paz!” 2: 13 a: “Eis que eu estou contra ti, diz o SENHOR dos Exércitos. ” 3: 19: “Não há remédio para a tua ferida; a tua chaga é incurável; todos os que ouvirem a tua fama baterão palmas sobre ti; porque sobre quem não passou continuamente a tua maldade? ”
Revelação em Naum dos três Segredos da Ação de Deus: n Deus é longânimo; n Deus é grande em força; n Ao culpado não tem por inocente
Naum Profecia para nossos tempos: Na 2: 4 “Os carros passam furiosamente pelas ruas e se cruzam velozes pelas praças; parecem tochas, correm como relâmpago”
Profeta Sofonias
Profeta Sofonias Tema: O Dia do SENHOR Propósito: Chamar os piedosos a buscarem o Senhor antes do Dia do Juízo O Autor: O nome de Sofonias significa "O Senhor Escondeu" ou “O Senhor Entesourou” • Sofonias era de linhagem real (tetraneto de Ezequias – o rei que mais se aproxima de Davi).
Esquema do Livro As expressões "o dia do Senhor" e “aquele dia” são usadas mais vezes nestes três capítulos do que em qualquer outro profeta nos seus livros : 7 vezes “dia do Senhor” e 12 vezes “aquele dia”
Sofonias Profetiza sobre os Juízos de Deus • A Assíria ocupou Israel no norte desde 721 a. C. , e agora, uns 40 anos antes da Babilônia entrar em Judá, Sofonias profetiza aquela invasão (Sf 1. 1 -2: 3). • Ele fala dos juízos de Deus sobre as nações vizinhas: Quereteus, Filisteus, Moabitas, Etíopes, Assírios, Ninivitas • E fala também sobre a cidade de Jerusalém (3. 1 -12).
Sofonias As Denúncias do Profeta O profeta lista os principais pecados praticados pela nação: • Adoradores de Baal e de outras divindades cananéias; • Adoradores da natureza, do sol, da lua e das estrelas; • Os que abandonam deliberadamente a adoração divina e • Os indiferentes que não se interessam em obedecer às exigências divinas
Sofonias Profecias da Graça aos Gentios e da Segunda Vinda de Cristo Podemos ver a profecia da abertura do Evangelho para os gentios (3. 9 -11). No final do livro podemos ver uma profecia da segunda vinda de Cristo, quando Ele vem estabelecer o Seu reino milenar. (3. 14 -20)
Versículos chaves de Sofonias 1: 18: “Nem a sua prata nem o seu ouro os poderão livrar no dia da indignação do SENHOR, mas, pelo fogo do seu zelo, a terra será consumida, porque, certamente, fará destruição total e repentina de todos os moradores da terra. ” Sofonias 2: 3: “Buscai o SENHOR, vós todos os mansos da terra, que cumpris o seu juízo; buscai a justiça, buscai a mansidão; porventura, lograreis esconder-vos no dia da ira do SENHOR. ” Sofonias 3: 17: “O SENHOR, teu Deus, está no meio de ti, poderoso para salvar-te; ele se deleitará em ti com alegria; renovar-te-á no seu amor, regozijar-se-á em ti com júbilo. ”
Profeta Habacuque
Profeta Habacuque • O nome significa "abraço“, “abraço amoroso” • É provável que fosse um levita e um músico (3. 19);
Tema do Livro de Habacuque: Da Dúvida à Fé Com as práticas perversas, idólatras e, ainda assim, bem sucedidas dos gentios ao redor do povo de Deus, e o contínuo castigo de Deus ao Seu povo pelos seus pecados, Habacuque quase duvida da justiça de Deus:
Habacuque • Mas Deus afirma a sua soberania e a inutilidade das forças do homem maligno e por isso, cale-se diante dele toda a terra (2. 6 -20) • “ O Senhor, porém, está no seu santo templo; cale-se diante dele toda a terra” (2. 20). • Habacuque vendo, então, a grandeza de Deus, num lindo poema, renova a sua fé e confiança na justiça do SENHOR:
Versículos chaves do Livro de Habacuque Hc 2: 4 “Eis o soberbo! Sua alma não é reta nele; mas o justo viverá pela sua fé. ” Citado também em: Rm 1. 17; Gl 3. 11 e Hb 10. 38:
Habacuque Particularidade Criação do outdoor: “Escreve a visão, grava-a sobre tábuas, para que a possa ler até quem passa correndo” (Hc 2: 2)
PROFETA JEREMIAS E LAMENTAÇÕES
Recapitulando o contexto Profetas antes do Exílio Profeta Ano Rei em Judá Jonas 762 a. C Amós 750 a. C Oséias 740 a. C Isaías 740 a 680 a. C Miquéias 727 a 710 a. C Joel indefinido Jotão, Acaz (mau), Ezequias (reto, o que mais se aproxima de Davi) indefinido Indefinido. Talvez Manassés, Amom (mau) ou Josias (reto) Sofonias 630 a 625 a. C Rei Josias (reto, muito reto). Mas já era muito tarde. A nação estava para cair daí a algumas décadas Habacuque Em torno de 607 Reis Joacaz (mau) e Jeoaquim (mau), ambos filhos de Josias 625 a 586 a. C e 588 a. C Reis Josias, Joacaz , Jeoaquim, Zedequias, todos maus e filhos de Josias (muito reto) e rei Joaquim (mau) irmão de Josias. Queda de Jerusalém: 587 ou 586 a. C Obadias Naum Jeremias e Lamentações Rei em Israel Uzias (reto, mas soberbo. Ficou leproso) Jeroboão II (mau) Uzias e Jotão (reto, mas o povo praticava o mal) Jeroboão II, Zacarias (mau), Salum (mau), Menaém (mau) Uzias, Jotão, Acaz , Ezequias e Manassés (mau. Arrependeu) Menaém (mau), Pecas (mau), Oséias (mau. Último rei). Nenhum. O Reino do Norte havia sido tomado pelos assírios e o povo levado cativo em migração compulsória massiva. Outros povos foram trazidos para a terra, com outros deuses. A própria Assíria/Nínive estava para cair diante dos babilônios Nenhum. Também a Assíria/ Nínive já havia sucumbido à Babilônia assim como o Egito
Jeremias Tema: Servi ao Senhor! Autor: Jeremias, cujo nome significa “O Senhor designa ou estabelece ” A chamada: Foi chamado por Deus ainda jovem e inexperiente (20 anos). Relutou muito, dava desculpa pela fala (assim como Moisés) mas aceitou quando viu que Deus o havia escolhido antes de nascer: “Antes que eu te formasse no ventre materno, eu te conheci, e, antes que saísses da madre, te consagrei, e te constituí profeta às nações” (Jr 1: 5)
• Foi profeta durante grande rebeldia e idolatria do povo, antes do cativeiro de Judá. • Chamado o 'Profeta Chorão' pois sentia profundamente o peso do julgamento que Deus enviava sobre os pecados do povo. • Mesmo profetizando castigo divino, angustiou-se pelo povo. • Seu caráter e sua vida são mais conhecidos do que qualquer outro profeta. Obedecendo a Deus Jeremias não se casou. • Sofonias e Habacuque profetizaram na mesma época de Jeremias.
Propósito do Livro Alertar o povo quanto ao juízo vindouro sob os caldeus (babilônios) Enquanto o povo obedecia, eram abençoados. Quando o povo desobedecia, eram castigados. A maior parte do livro trata com a desobediência do povo. A mensagem era que só podiam ser aceitos por Deus se fossem redimidos por Cristo (Messias) que viria no Novo Testamento. É a mesma mensagem de hoje: arrependimento!
O Caráter do Profeta Chamado de Profeta chorão, Jeremias não esconde suas fragilidades e seus conflitos interiores: • Era atormentado por complexo de inferioridade, por dúvidas e falta de esperança; • Lamenta a traição de seus amigos e familiares; • Fazia indagações acerca do propósito de seu ministério, pois sua mensagem era tida pelo povo como amarga; • Impacientava-se aguardando o cumprimento da Palavra de Deus;
O Fim • Em três etapas (anos 7º, 18º e 23º) do seu reinado, Nabucodonosor levou cativo grande parte do povo, especialmente os sacerdotes, os ricos e a nobreza de Judá. Jeremias foi deixado com o povo, sob proteção da guarda.
Versiculos chaves Jeremias 1: 5: “Antes que eu te formasse no ventre materno, eu te conheci, e, antes que saísses da madre, te consagrei, e te constituí profeta às nações. ” Jeremias 17: 5 “Assim diz o Senhor: Maldito o homem que confia no homem, faz da carne mortal o seu braço e aparta o seu coração do Senhor!” Jeremias 17: 7 “Bendito o homem que confia no Senhor e cuja esperança é o Senhor”. Jeremias 17: 9: “Enganoso é o coração, mais do que todas as coisas, e desesperadamente corrupto; quem o conhecerá? ”
Jesus, nossa Esperança “Ó Senhor, Esperança de Israel! Todos aqueles que te deixam serão envergonhados; o nome dos que se apartam de mim será escrito no chão; porque abandonam o Senhor, a fonte das águas vivas. Cura-me, Senhor, e serei curado, salva-me, e serei salvo; porque tu és o meu louvor. Eis que eles me dizem: Onde está a palavra do Senhor? Que se cumpra!” (Jr 17: 13 -15). Sublinhados. Cumprimento desta palavra em João 7: 37 a 8: 11
Orar, pedir, bater “Eu é que sei que pensamentos tenho a vosso respeito, diz o Senhor; pensamentos de paz e não de mal, para vos dar o fim que desejais. Então, me invocareis, passareis a orar a mim, e eu vos ouvirei. Buscar-me-eis e me achareis quando me buscardes de todo o vosso coração. (Jr 29: 11 -13) Invoca-me, e te responderei; anunciar-te-ei cousas grandes e ocultas, que não sabes!” (Jr 33: 3).
Lamentações de Jeremias
Lamentações de Jeremias Tema: Os sofrimentos de Jerusalém em 586 a. C. O Livro: Descreve a angústia que o pecado traz, em cinco lamentações. O crente tem, neste livro, a linguagem da sua própria confissão: auto-humilhação e invocação para perdão.
Versículos chaves Lamentações 2: 17: “Fez o SENHOR o que intentou; cumpriu a ameaça que pronunciou desde os dias da antiguidade; derrubou e não se apiedou; fez que o inimigo se alegrasse por tua causa e exaltou o poder dos teus adversários. ” Lamentações 3: 22 -23: “As misericórdias do SENHOR são a causa de não sermos consumidos, porque as suas misericórdias não têm fim; renovam-se cada manhã. Grande é a tua fidelidade. ” Lamentações 5: 19 -22: “Tu, SENHOR, reinas eternamente, o teu trono subsiste de geração em geração. Por que te esquecerias de nós para sempre? Por que nos desampararias por tanto tempo? Converte-nos a ti, SENHOR, e seremos convertidos; renova os nossos dias como dantes. Por que nos rejeitarias totalmente? Por que te enfurecerias sobremaneira contra nós outros? ”
Leitura pelos judeus • Este livro é lido pelos israelitas anualmente, no dia 07 de agosto (9 de Av), que foi o dia em que o Templo foi destruído duas vezes em Jerusalém pelas tropas de Nabucodonosor e pelo general romano Tito. • Assim como Jerusalém ficou assolada na retirada do povo, assim também ficará a terra na Grande Tribulação, quando a Igreja for arrebatada.
PROFETAS NO EXILIO PROFETA DANIEL
PROFETA DANIEL Tema do livro: A Soberania de Deus sobre todas as nações (2: 47; 4: 37; 6: 26) Tempo: cerca de 70 anos (606 a 534 a. C. ) O Autor: Nome significa "Deus é Meu Juiz“ • Daniel serviu a seis governadores babilônicos e a dois persas durante o período de setenta anos; • Sua maior distinção em cargos governamentais, na qualidade de primeiro-ministro, se deu durante os reinados de Nabucodonosor, Balsazar e Dario I
Daniel e José do Egito A pessoa de Daniel pode ser comparada à pessoa de José, filho de Jacó: • Cativos quando Jovens • Servidores nos palácios dos Reis • Injustiçados. Depois Deus os levou para a honra • Vidas puras no meio de corrupção • Morreram em terra estranha
Versículos chaves Dn 1: 19 -20: “Então, o rei falou com eles; e, entre todos, não foram achados outros como Daniel, Hananias, Misael e Azarias; por isso, passaram a assistir diante do rei. Em toda matéria de sabedoria e de inteligência sobre que o rei lhes fez perguntas, os achou dez vezes mais doutos do que todos os magos e encantadores que havia em todo o seu reino. ” Dn 2: 31: “Tu, ó rei, estavas vendo, e eis aqui uma grande estátua; esta, que era imensa e de extraordinário esplendor, estava em pé diante de ti; e a sua aparência era terrível. ” Dn 3: 17 -18: “Se o nosso Deus, a quem servimos, quer livrar-nos, ele nos livrará da fornalha de fogo ardente e das tuas mãos, ó rei. Se não, fica sabendo, ó rei, que não serviremos a teus deuses, nem adoraremos a imagem de ouro que levantaste. ” Dn 12: 2 -4 “Muitos dos que dormem no pó da terra ressuscitarão, uns para a vida eterna, e outros para vergonha e horror eterno. Os que forem sábios, pois, resplandecerão como o fulgor do firmamento; e os que a muitos conduzirem à justiça, como estrelas, sempre e eternamente. Tu, porém, Daniel, encerra as palavras e sela o livro, até ao tempo do fim; muitos o esquadrinharão, e o saber se multiplicará”
O Livro: Um livro de revelações, assim como o livro de Apocalipse • Foi escrito no cativeiro de Judá, em Babilônia, assim como Apocalipse foi escrito no cativeiro, na ilha de Patmos, na Grécia. • Caps. 1 a 6 - Seis conflitos morais envolvendo Daniel e seus três companheiros; • Caps. 7 a 12 - A mão de Deus controlando o decorrer da história
Caps. 1 a 6 - Seis conflitos morais envolvendo Daniel e seus três companheiros: 1. Não contaminação com as iguarias que o rei lhes ofereceu; 2. Glorificando ao Senhor no sonho de Nabucodonosor, um rei mau e que não sabia ouvir um “não”; 3. Fidelidade ao Senhor, mesmo sob ameaça de serem queimados vivos; 4. Falando a verdade a a Nabucodonosor, um rei soberbo; 5. Recusando glória de Belsazar, um rei corrupto e mau; 6. Adoração só a Deus, mesmo sob ameaça de ser lançado vivo aos leões pelos ministros invejosos
PROFETA EZEQUIEL
Tema: A Glória de Deus em Juízo e Salvação. ("e sabereis que Eu Sou o SENHOR“) 39 vezes no livro. Tempo: 595 -574 a. C. O Autor: Nome significa "Deus Fortalecerá“ ou “Deus Prevalecerá” Foi levado para a Babilônia em 597 a. C. , na 1ª leva; Exerceu o ministério profético durante uns 22 anos (1. 2; 29. 17) Obadias e Jeremias vivem, também, neste mesmo período.
A chamada de Ezequiel “Esta voz me disse; filho do homem, põe-te de pé, e falarei contigo. Então, entrou em mim o Espírito, quando falava comigo, e me pôs em pé, e ouvi o que me falava. Ele me disse: Filho do homem, eu te envio aos filhos de Israel, às nações rebeldes que se insurgiram contra mim, até precisamente ao dia de hoje” (Ez 2: 1 -3)
Versículos chaves Ezequiel 2: 3 -6: "Ele me disse: Filho do homem, eu te envio aos filhos de Israel, às nações rebeldes que se insurgiram contra mim; eles e seus pais prevaricaram contra mim, até precisamente ao dia de hoje. Os filhos são de duro semblante e obstinados de coração; eu te envio a eles, e lhes dirás: Assim diz o SENHOR Deus. Eles, quer ouçam quer deixem de ouvir, porque são casa rebelde, hão de saber que esteve no meio deles um profeta. Tu, ó filho do homem, não os temas, nem temas as suas palavras, ainda que haja sarças e espinhos para contigo, e tu habites com escorpiões; não temas as suas palavras, nem te assustes com o rosto deles, porque são casa rebelde. " Ezequiel 18: 4: "Eis que todas as almas são minhas; como a alma do pai, também a alma do filho é minha; a alma que pecar, essa morrerá. ” Ezequiel 33: 11: "Dize-lhes: Tão certo como eu vivo, diz o SENHOR Deus, não tenho prazer na morte do perverso, mas em que o perverso se converta do seu caminho e viva. Convertei-vos, convertei-vos dos vossos maus caminhos; pois por que haveis de morrer, ó casa de Israel? " Ezequiel 48: 35: "Dezoito mil côvados em redor; e o nome da cidade desde aquele dia será: O SENHOR Está Ali. "
O Livro de Ezequiel Muito organizado, bem estruturado: • Caps. 1 - 24 - acusação e condenação de Israel • Caps. 25 - 32 - Discursos às nações vizinhas: • - castigo à perversidade • - serão destruídas para não impedir os futuros planos • Caps. 33 - 48 - Deus, em misericórdia tem planos futuros para Israel. Tem formas mais ousadas e estranhas de revelações do que qualquer outro livro profético do Velho Testamento. Por isso, difícil são as suas interpretações.
A Didática de Ezequiel. Uso de linguagem figurada 1. Visão da glória do Senhor como “quatro seres viventes saindo de uma nuvem”; 2. Ezequiel come o rolo de lamentações pelo julgamento de Israel; 3. Ezequiel torna-se mudo, exceto para as mensagens especiais do Senhor; 4. Encena o cerco de Jerusalém e a chegada da fome; 5. Ele se barbeia com espada afiada, dividindo o cabelo, a fim de ilustrar o julgamento pela espada
A Didática de Ezequiel. Uso de linguagem figurada 6. Revela que a responsabilidade pelo pecado é pessoal; 7. Em visão, é levado ao templo de Jerusalém para observar a idolatria; 8. O querubim espalha brasas sobre Jerusalém, indicando conflagração; 9. A glória afasta-se da cidade e do templo sobre rodas girantes dos querubins; 10. Parábola da espada do Senhor, afiada e desembainhada; 11. Ezequiel não tem permissão de prantear a morte da sua esposa, como um sinal para Israel.
A Didática de Ezequiel. Uso de linguagem figurada 12. Retrato da criação e da expulsão do querubim “rei de Tiro”; 13. Líderes de Israel são comparados aos pastores homicidas, em contraste com o Senhor, o verdadeiro Pastor; 14. Parábola dos “ossos secos”, mesmo sem vida, dando origem à casa de Israel; 15. Parábola dos “dois pedaços de pau” unidos, como símbolo de Judá e Israel; 16. Visão do agrimensor medindo Jerusalém e o templo para a construção; O rio que sai do Templo, curando as águas; 17. Visão da Glória do Senhor no novo Templo
O Holocausto na 2ª Guerra Mundial
Israel florescendo, a partir de 1948
Morte de Ezequiel foi morto na Babilônia pelo chefe do povo judeu que foi criticado pelo profeta. Foi sepultado no túmulo de Sem e Arfaxade
PROFETAS PÓS EXILIO PROFETA AGEU
PROFETA AGEU Tema: Reconstrução do Templo Tempo: Escrito no 6º século. O conteúdo aconteceu em 520 a. C. , pós exílio na Babilônia O Autor: O nome de Ageu significa "festividade" Viveu no mesmo tempo de Zacarias (Ed 5. 1, 2)
O Livro de Ageu: Uma profecia aos de Judá após o retorno do cativeiro na Babilônia (1. 1). É uma mensagem muito detalhada dando o ano, o mês e o dia de cada Palavra (1. 1, 15; 2. 1, 10, 20). Nos dois capítulos, aparece 25 vezes os termos "veio a palavra do SENHOR" e "assim diz o SENHOR dos Exércitos", que para o povo recém liberto e ainda em pequeno número, deveria ser uma palavra de ânimo.
Versículos chaves do Livro de Ageu 1: 4: "Acaso, é tempo de habitardes vós em casas apaineladas, enquanto esta casa permanece em ruínas? " Ageu 1: 5 -6: "Ora, pois, assim diz o SENHOR dos Exércitos: Considerai o vosso passado. Tendes semeado muito e recolhido pouco; comeis, mas não chega para fartar-vos; bebeis, mas não dá para saciar-vos; vestis-vos, mas ninguém se aquece; e o que recebe salário, recebe-o para pô-lo num saquitel furado. " Ageu 2: 9: "A glória desta última casa será maior do que a da primeira, diz o SENHOR dos Exércitos; e, neste lugar, darei a paz, diz o SENHOR dos Exércitos. "
PROFETA AGEU Deus, pelo profeta, estimula o povo de ver o porque da sua tristeza que era em não colocá-lo em primeiro lugar. Foram incitados a voltar a colocar Deus em proeminência e refazer o templo destruído (1. 2 -11; Mt. 6. 33). Então os lideres junto com o povo “atenderam à voz do SENHOR" e "fizeram a obra na casa do SENHOR dos Exércitos, seu Deus" (1. 12 -15).
PROFETA AGEU Para o povo obedecer ao Senhor colocando-O em primeiro lugar, Ele promete bênçãos materiais (2. 18, 19) e políticas (2. 20 -23), mesmo que as obras das mãos não sejam para Ele grande coisa (2. 10 -17). Isso nos ensina que o que Deus deseja é nosso coração, adoração e louvor, até mais do que nossas obras.
PROFETA ZACARIAS
PROFETA ZACARIAS Tema: A Vinda do Senhor Tempo: escrito no 6º século a. C. (entre 520 e 480 a. C. ) O Autor: O nome significa "O Senhor se lembra" Contemporâneo de Ageu, as mensagens de Zacarias estendem da época da reconstrução do templo até o milênio (14: 9 -11). Zacarias retornou da Babilônia na 1ª. Leva, no tempo de Ciro.
Propósito do livro de Zacarias O livro fala sobre o Cristo vindo (3. 8 -10; 8. 19 -21; 9. 9, 10; 13. 7), sendo rejeitado pelos Judeus (11. 10 -12), Deus castigando os Judeus por rejeitar Cristo (14. 1, 2), chamando os Gentios (8. 20 -23; 12. 10; 3. 8, 9; 6. 12, 13) e a época da Sua operação pela igreja (14. 3). Nenhum livro de profecia tem tantas profecias sobre Cristo e a nação de Israel em tão poucos capítulos quanto o livro de Zacarias.
Versículos chaves do livro de Zacarias 1: 3: "Portanto, dize-lhes: Assim diz o SENHOR dos Exércitos: Tornai-vos para mim, diz o SENHOR dos Exércitos, e eu me tornarei para vós outros, diz o SENHOR dos Exércitos. " Zacarias 7: 13: "Visto que eu clamei, e eles não me ouviram, eles também clamaram, e eu não os ouvi, diz o SENHOR dos Exércitos. " Zacarias 9: 9: "Alegra-te muito, ó filha de Sião; exulta, ó filha de Jerusalém: eis aí te vem o teu Rei, justo e salvador, humilde, montado em jumento, num jumentinho, cria de jumenta. " Zacarias 13: 9: "Farei passar a terceira parte pelo fogo, e a purificarei como se purifica a prata, e a provarei como se prova o ouro; ela invocará o meu nome, e eu a ouvirei; direi: é meu povo, e ela dirá: O SENHOR é meu Deus. "
Profeta Zacarias: Zacarias é um livro de visões, o que o caracteriza como um livro apocalíptico. São oito visões dadas ao profeta numa só noite, três meses depois que ele entregou ao povo a primeira palavra de exortação ao arrependimento:
AS VISÕES DE ZACARIAS 1. Visão dos quatro cavalos (Zc 1. 7); 2. Visão dos quatro chifres e quatro ferreiros (Zc 1. 18); 3. Visão do homem com um cordel de medir (Zc 2. 1); 4. Visão do sacerdote com vestes sujas (tição) e sendo tentado por satanás (Zc 3. 1); 5. visão do candelabro de ouro entre duas oliveiras (Zc 4. 1); 6. Visão do rolo voante (Zc 5. 1); 7. Visão de uma mulher assentada sobre um efa (uma medida de cereais) (Zc 5. 5); 8. Visão dos quatro carros puxados por cavalos (Zc 6. 1)
PROFETA MALAQUIAS
PROFETA MALAQUIAS Tema: Corrupção eclesiástica e pecado do povo condenado Tempo: escrito no 5º século a. C. (cerca de 400 a. C) O Autor: Nome significa "meu mensageiro" ou "meu anjo“. Não há muito para saber sobre Malaquias além do que este livro diz.
PROFETA MALAQUIAS Malaquias é o penúltimo profeta do AT (o último foi João Batista) e exerceu seu ministério quando Neemias era o governador e Esdras, sacerdote. Viveu cerca de cem anos depois de Ageu e Zacarias. O templo já estava construído e o culto e o serviço sacerdotal em pleno andamento. Esdras restaurou o culto e Neemias, os muros de Jerusalém
PROFETA MALAQUIAS É provável que tenha sido escrito poucos anos depois de Neemias pois ele e Neemias falam dos mesmos assuntos acontecendo entre a vida conjugal dos Judeus (Ne 13. 23, 28; Ml 2. 11), e os dízimos guardados pelo povo para si mesmos (Ne 13. 10, 11; Ml 3. 8)
PROFETA MALAQUIAS Malaquias usa uma forma de fazer uma pergunta como se fosse vindo do povo e dando uma resposta como método de declarar verdades (2. 14, 17) e de formular uma conversa entre os destinatários e remetentes (1. 6 -9; 2. 10 -17; 3. 2) formas que depois foram adotados comumente entre os Judeus.
Versículos chaves do Livro de Malaquias 1: 6: "O filho honra o pai, e o servo, ao seu senhor. Se eu sou pai, onde está a minha honra? E, se eu sou senhor, onde está o respeito para comigo? -diz o SENHOR dos Exércitos a vós outros, ó sacerdotes que desprezais o meu nome. Vós dizeis: Em que desprezamos nós o teu nome? " Malaquias 3: 6 -7: "Porque eu, o SENHOR, não mudo; por isso, vós, ó filhos de Jacó, não sois consumidos. Desde os dias de vossos pais, vos desviastes dos meus estatutos e não os guardastes; tornai-vos para mim, e eu me tornarei para vós outros, diz o SENHOR dos Exércitos; mas vós dizeis: Em que havemos de tornar? "
PROFETA MALAQUIAS A última palavra do AT é "maldição". Sem as profecias cumpridas, maldição seria o melhor que qualquer um poderia esperar. Os sacerdotes eram corruptos (1. 6 -2: 9) e o povo também (2. 10 -4: 3). Deus é soberano (1. 6, 14; 2. 5; 4. 4) e justo (1. 3, 4, 14; 2. 2, 3, 9, 12) mas gracioso também (1. 2; 2. 4, 5; 3. 6, 10; 4. 2, 5, 6).
PROFETA MALAQUIAS O Novo Testamento começa já com Jesus Cristo que levaria esta maldição em Si mesmo para os que confiam n. Ele (Jo 3. 16; Gl 3. 13). O fim da era profética foi aqui, e por 400 anos nenhum profeta veio. Isto fez com que todos olhassem mais intensamente para o preparador do caminho diante do Messias que foi o João Batista (Ml 3. 1; 4: 5, 6; Mt 11. 10 -15; 17. 11 -13).
PROFETA MALAQUIAS Última profecia “Eis que eu vos enviarei o profeta Elias, antes que venha o grande e terrível Dia do Senhor; ele converterá o coração dos pais aos filhos e o coração dos filhos a seus pais, para que eu não venha e fira a terra com maldição” (Ml 4: 5, 6)
E depois dela, o Senhor calou-se por 430 anos, até que enviou o último profeta do Antigo Testamento, João Batista, anunciando o Salvador: o próprio Deus, na pessoa de Jesus Cristo, humilde e desonrado, em nosso lugar!
Site para pesquisas http: //verboeterno. wordpress. com http: //www. gotquestions. org/Portugues/
OBRIGADO