3711e719d5a7fb1e33bb617f4c75dcb9.ppt
- Количество слайдов: 12
Hebreus A Bíblia foi traduzida em mais de 1435 línguas e dialetos, formou três religiões universais e é o livro mais vendido. Está dividida em duas partes: antigo e novo testamento. O antigo testamento foi escrito pelo povo Hebreu, que passou a ser conhecido como povo da Bíblia.
Hebreus, Abraão e a terra prometida. O termo hebreu significa atravessar, isto é, os rios Tigres, Eufrates e Jordão. Segundo a narrativa bíblica, após a promessa e um chamado de Deus, Abraão se mudou para a região do vale do rio Jordão, que na época era chamada de Canaã (atual Palestina). Esse território ficou conhecido pelos hebreus como a terra prometida.
A jornada de Abraão a terra prometida
A vida de Abraão, o primeiro hebreu • No tempo de Abraão, a cidade de Ur na mesopotâmia estava mergulhada na idolatria de vários deuses. Desde pequeno Abraão achava estranho que seu pai fabricasse ídolos. Na sua cabeça “como pode as pessoas adorarem um deus que seu pai Terá acabara de fabricar? ” • Enquanto Abraão ainda vivia em Ur, Deus ordenou que se mudasse para uma terra estranha, deixando para trás amigos e parentes. Baseado nessa realidade passamos a entender porque Abraão passou a ser o considerado o pai do monoteísmo.
A diferença entre monoteísmo e monolatria * MONOTEISMO: Crença em um só Deus. * MONOLATRIA: Adoração de um só ser divino, que não exclui, contrariamente ao monoteísmo, a existência de outros deuses, ou seja, de vários deuses você escolhe um para adorar.
OS PERÍODOS DA HISTÓRIA DO POVO HEBREU Os Patriarcas O primeiro patriarca conhecido foi Abraão, que deixou a cidade de Ur , na Mesopotâmia, e se fixou (Canaã a Terra Prometida), por volta de 2000 a. C. Os hebreus viveram na palestina durante três séculos logo após Abraão (o primeiro patriarca), Isaac assumiu, e depois Jacó.
ESCRAVIDÃO NO EGITO Os hebreus foram obrigados a deixar a região e buscar melhores condições de sobrevivência no Egito. Permaneceram no Egito, cerca de 400 anos e foram escravizados pelos faraós.
O ÊXODO • Liderados então, pelo patriarca Moisés, os hebreus abandonaram o Egito em 1250 a. C. , retornando à Palestina. Essa saída em massa dos hebreus do Egito é conhecida como Êxodo. • De acordo com a Bíblia, foi durante o êxodo dos hebreus, que Moisés recebeu de Deus a tábua dos Dez Mandamentos.
REINO UNIDO A sequência de lutas e problemas sociais criou a necessidade de um comando militar único. Os hebreus adotaram então, a monarquia. O objetivo era centralizar o poder nas mãos de um rei e, assim, ter mais força para enfrentar os povos inimigos, como os filisteus. O primeiro rei dos hebreus foi Saul, junto com o profeta Samuel aumento em significado a importância de um profeta. Por isso o significado de reino unido Rei + Profeta.
Reino de Israel e Reino de Judá • Formado por conflitos e influência de reinos vizinho ao povo de Israel começou a perder principalmente na questão religiosa e a ser invadido pelos Assírios, passando a fazer parte daquele império. • Praticamente pelas mesmas razões da decadência de Israel, Judá também se torna vulnerável, permitindo que o rei Nabucodonosor, da Babilônia destruindo o templo de Jerusalém e levando o povo como escravo.
SOCIEDADE PATRIARCAL Sociedade patriarcal é aquela que tudo gira em torno de um chefe de família, e Abraão foi o primeiro e em sua comunidade era ele quem tomava as decisões.
AS DIVISÕES DA BILBIA HEBRAICA Bíblia hebraica que são os Livros da Lei (ou Torá), os livros dos profetas (ou Nevim), e os chamados escritos (Ketuvim). Entretanto, a tradição cristã divide o antigo testamento em outras partes, e reordena os livros dividindo-os em categorias; Lei, história, poesia (ou livros de sabedoria) e Profecias.
3711e719d5a7fb1e33bb617f4c75dcb9.ppt