Скачать презентацию Firmando Aliança com Cristo Hebreus 7 20 -22 Скачать презентацию Firmando Aliança com Cristo Hebreus 7 20 -22

2dc30758dbea9e3bfd6b93cc6e9bd71c.ppt

  • Количество слайдов: 17

Firmando Aliança com Cristo (Hebreus 7. 20 -22) • Firmar é dar ou buscar Firmando Aliança com Cristo (Hebreus 7. 20 -22) • Firmar é dar ou buscar sustentação em algo sólido, dar estabilidade a. . . ; encostar(-se) ou apoiar(-se) com forças em; suster(-se), escorar(-se). • A palavra “aliança” simboliza acordo, tratado, contrato, união entre duas partes. Significa a relação entre Deus e o homem concebida como um acordo, um concerto ou pacto, um compromisso mútuo; e que partiu da iniciativa do Senhor. Pelo Pr. Robson Brito

A Bíblia é constituída pelo registro de duas alianças: Antiga e a Nova – A Bíblia é constituída pelo registro de duas alianças: Antiga e a Nova – AT e NT.

Parte de Deus, a iniciativa de firmar uma aliança com o seu povo, Israel. Parte de Deus, a iniciativa de firmar uma aliança com o seu povo, Israel. E é nesse sentido que o escritor do livro de Hebreus (7: 22; 8: 6, 8, 9; 9: 4) utiliza o termo “aliança”. No sentido de Jeremias 31. 31 -34: “Porei a minha lei no seu interior, e a escreverei no seu coração; e eu serei o seu Deus e eles serão o meu povo”.

Sob a Antiga Aliança , o que o povo de Israel prometeu fazer? A Sob a Antiga Aliança , o que o povo de Israel prometeu fazer? A Bíblia diz em Êxodo 24: 3 “Veio, pois, Moisés e relatou ao povo todas as palavras do Senhor e todos os estatutos; então todo o povo respondeu a uma voz: Tudo o que o Senhor tem falado faremos. ” Mas, eles falharam. . . E nós?

Recebemos a Nova Aliança através da morte de Jesus Cristo “Semelhantemente, depois da ceia, Recebemos a Nova Aliança através da morte de Jesus Cristo “Semelhantemente, depois da ceia, tomou o cálice, dizendo: Este cálice é a nova aliança em meu sangue, que é derramado por vós” (Lucas 22. 20)

Qual foi a parte de Jesus, na Aliança que Deus firmou conosco? Obediência! Qual foi a parte de Jesus, na Aliança que Deus firmou conosco? Obediência!

“Embora sendo filho, aprendeu a obediência pelas coisas que sofreu “Embora sendo filho, aprendeu a obediência pelas coisas que sofreu" (Hebreus 5. 8).

1) Apenas uma conformidade exterior com os mandamentos de Deus 2) Um favor que 1) Apenas uma conformidade exterior com os mandamentos de Deus 2) Um favor que prestamos a Deus. 3) A negação da alegria de viver. 4) Um fardo mais pesado do que podemos suportar. 5) Cumprir com nossas obrigações religiosas. 6) Se deixar moldar pelos condicionamentos psicológicos culturais e religiosos de uma determinada denominação cristã. 7) Tentar viver se esforçando por ser justo e ter uma moral impecável O QUE NÃO É OBEDIÊNCIA?

O QUE É OBEDIÊNCIA? O dicionário define obediência como o estado ou ato de O QUE É OBEDIÊNCIA? O dicionário define obediência como o estado ou ato de submissão à vontade de outrem. Esta definição dá a entender que para obedecer é preciso reconhecer que existe uma autoridade que será objeto desta obediência.

Mateus 16. 24 -26 a: “Então disse Jesus aos seus discípulos: Se alguém quer Mateus 16. 24 -26 a: “Então disse Jesus aos seus discípulos: Se alguém quer vir após mim, negue-se a si mesmo, tome a sua cruz, e siga-me; pois, quem quiser salvar a sua vida por amor de mim perdê-la-á; mas quem perder a sua vida por amor de mim, achála-á. Pois que aproveita ao homem se ganhar o mundo inteiro e perder a sua vida? ” Firmar aliança com Cristo é dizer não ao egoísmo, tomar sua a cruz e segui-Lo!

Atitudes errôneas ao tentar obedecer a Deus sem submissão Salmo 32. 9 1. por Atitudes errôneas ao tentar obedecer a Deus sem submissão Salmo 32. 9 1. por medo; 2. por interesse de recompensa; 3. pensar que ser obediente é ser domado como um animal, que é subjugado à força ou adestrado.

Ø Quem se compromete com a Aliança que Deus firma conosco, por meio de Ø Quem se compromete com a Aliança que Deus firma conosco, por meio de Cristo, obedece ao Senhor não apenas como um ato cego e isolado. Para este salvo obedecer ao Senhor é uma atitude interior de submissão consciente. Ø João 14. 23, 24: “Jesus respondeu e disse-lhe: Se alguém me ama, guardará a minha palavra, e meu Pai o amará, e viremos para ele e faremos nele morada. Quem não me ama não guarda as minhas palavras; ora, a palavra que ouvistes não é minha, mas do Pai que me enviou”.

Nossa obediência ao Senhor deve ser Ø verdadeira, Ø voluntária, Ø espontânea, Ø natural, Nossa obediência ao Senhor deve ser Ø verdadeira, Ø voluntária, Ø espontânea, Ø natural, Ø irrestrita, Ø inquestionável, e Ø irreversível. Romanos 6. 17: “Mas graças a Deus que, tendo sido servos do pecado, obedecestes de coração à forma de doutrina a que fostes entregues”.

1 João 5. 3: Porque esta é a caridade de Deus: que guardemos os 1 João 5. 3: Porque esta é a caridade de Deus: que guardemos os seus mandamentos; e os seus mandamentos não são pesados.

DIFERENÇAS QUEM NÃO FIRMA ALIANÇA COM CRISTO QUEM FIRMA ALIANÇA COM CRISTO Sente-se Obrigado DIFERENÇAS QUEM NÃO FIRMA ALIANÇA COM CRISTO QUEM FIRMA ALIANÇA COM CRISTO Sente-se Obrigado a ouvir e a ler a Palavra de Deus. Tem prazer na Palavra de Deus. Ora quando tem necessidade; oração para ele é saída de emergência. Desenvolve um estilo de vida de oração; ora sem cessar. Pensa muito nas vantagens do céu. Vive o Reino de Deus aqui e agora. Movido pelo medo. . . ; só caminha na base da bronca. Movido pelo amor a Deus; caminha inspirado pelo Espírito Santo. Obedece a Bíblia por medo de ser castigado. Obedece a Bíblia porque ama a Deus de todo o seu coração e porque ama os irmãos e as pessoas a sua volta. É exageradamente preocupado com o julgamento dos irmãos: protege exteriormente a imagem de bom crente; quer ter um bom “ibope”. Está mais preocupado com a opinião de Deus a seu respeito. Tem uma preocupação sincera de não escandalizar os mais fracos. No templo, e, na presença dos irmãos, ele aparenta ser bem crente; mas, fora do templo e longe dos irmãos é ímpio. Tanto fora do templo como longe dos irmãos é bem crente.

QUEM NÃO FIRMA ALIANÇA COM CRISTO QUEM FIRMA ALIANÇA COM CRISTO Não peca, só QUEM NÃO FIRMA ALIANÇA COM CRISTO QUEM FIRMA ALIANÇA COM CRISTO Não peca, só por receio das conseqüências; se tiver a segurança que não será pego – irá pecar; Não peca porque não quer ferir a Deus; odeia o pecado e desvia-se da aparência do mal. Quando peca tem a tendência de ocultar o pecado. Quando peca, imediatamente, se entristece, arrepende-se, confessa, abandona o pecado e levanta-se. Só gosta dos textos “confortadores” da Bíblia. Recebe toda a Bíblia. Muda facilmente de igreja ou tem vontade de mudar. Aprofunda os relacionamentos na igreja e procura sempre servi-la. Deseja sempre ganhar; quando doa algo é porque não suportava mais sua consciência. Assimila bem o que Jesus disse: “Melhor coisa é dar que receber”. Sua obediência é formal, covarde, fria, sem vida, sem amor e estéril. Sua obediência é natural, corajosa, avivada, com amor e frutífera. Para ele, Deus é um Pai ditador, severo e até chato. Para ele, Deus é um Pai misericordioso, amoroso e vontade d´Ele é a melhor coisa que pode lhe acontecer. Faz aquilo que deve ser feito. Faz o que realmente gosta de fazer. É incapaz de crer totalmente com confiança em Deus Confia em Deus, por isso, pode dizer ao Senhor: “Seja feita a tua vontade!” Pretende Obedecer Prefere Obedecer

Senhor, eu reafirmo minha aliança contigo. . . Que teu espírito me ajude a Senhor, eu reafirmo minha aliança contigo. . . Que teu espírito me ajude a lhe obedecer em tudo!