72537afef359948366ed2cd13aa0003b.ppt
- Количество слайдов: 24
Êxodo 20. 1 -6
A Lei no AT se divide em três partes: o Leis Cerimoniais = templo, sacrifícios, lavagens, alimentos, etc. o Leis Civis = terra, comércio, crimes e julgamentos, leis sobre governo do Rei, etc. o Leis Morais = sintetizadas no Decálogo (reflete o caráter de Deus). Jesus resume os 10 mandamentos em dois: Os mandamentos de 1 – 5 “Ame a Deus de todo o seu coração. . . ” Os mandamentos de 6 – 10 “Ame o próximo como a si mesmo”
Eu sou o Senhor teu Deus, que te tirei da terra do Egito!
v Primeira praga - As águas tornam-se em SANGUE Hâpi – deus do Nilo
v Décima praga - MORTE dos primogênitos. Faraó: filho de Rá RÁ: deus-sol Ísis: deusa Lunar
Idolatria ! Definição: v ÍDOLO (eidolon) = “semelhança” • Derivado de eidos = “aparência”, “aquilo que é visto”. • Ídolo: imagem que representa um deus/divindade. v IDOLATRIA (eidololatreia): • Formado de eidolon (ídolo) + latreia (serviço). • Idolatria: um deus/divindade adorado/cultuado numa imagem.
Idolatria ! Abominação ao Senhor Repugnante Desperta a ira de Deus
1 Reis 11 O rei Salomão amou muitas mulheres estrangeiras, além da filha do Faraó. Eram mulheres moabitas, amonitas, edomitas, sidônias e hititas. Elas eram das nações sobre as quais o Senhor tinha dito aos israelitas: "Vocês não poderão tomar mulheres dentre essas nações, porque elas os farão desviar-se para seguir os seus deuses". No entanto, Salomão apegou-se amorosamente a elas. À medida que Salomão foi envelhecendo, suas mulheres o induziram a voltar-se para outros deuses, e o seu coração já não era totalmente dedicado ao Senhor, o seu Deus, como fora o coração do seu pai Davi.
No monte que fica a leste de Jerusalém, Salomão construiu um altar para Camos, o repugnante deus de Moabe, e para Moloque, o repugnante deus dos amonitas. Dessa forma Salomão fez o que o Senhor reprova. . . Também fez altares para os deuses de todas as suas outras mulheres estrangeiras, queimavam incenso e ofereciam sacrifícios a eles. O Senhor irou-se contra Salomão por ter-se desviado do Senhor, o Deus de Israel. . .
Idolatria ! "Por isso diga à nação de Israel: ‘Assim diz o Soberano Senhor: Arrependem-se! Desviem-se dos seus ídolos e renunciem a todas as PRÁTICAS DETESTÁVEIS! (Ez 14. 6) § abominações (ARA). § ídolos nojentos (NTLH). “. . . Judá contaminou a terra, cometendo ADULTÉRIO COM ÍDOLOS de pedra e madeira” (Jr 3. 9).
At 17. 16 – “Enquanto Paulo esperava Silas e Timóteo em Atenas, o seu espírito se revoltava em face da idolatria dominante na cidade. ” 1 Co 10. 19 -20 – “Será que o sacrifício oferecido a um ídolo é alguma coisa? Ou o ídolo é alguma coisa? Não! Quero dizer que os pagãos sacrificam é oferecido aos demônios e não a Deus, e não quero que vocês tenham comunhão com os demônios. ” Rm 1. 18 -32 – (18)Portanto, a ira de Deus é revelada do céu contra toda impiedade e injustiça dos homens que suprimem a verdade pela injustiça. (22 -23)Dizendo-se sábios, tornaram-se loucos e trocaram a glória do Deus imortal por imagens feitas segundo a semelhança do homem mortal, bem como de pássaros, quadrúpedes e répteis. (32)As pessoas que praticam tais coisas merecem a morte, não somente continuam a praticá-las, mas também aprovam aqueles que as praticam.
Gl 5 / 1 Co 6 / Ef 5 (quem pratica a idolatria) “Não tem herança no reino de Deus”
O Zelo de Deus por sua Glória!! v. 3 NVI – “Não terás outros deuses além de mim. ” (outro deus) ARA – “Não terás outros deuses diante de mim. ” (junto) Literalmente: “aos meus olhos” ou “à minha face” “Nenhum outro deus pode ser adorado no lugar do Senhor e nenhum outro deus pode ser adorado simultaneamente com o Senhor. ” A essência: O Senhor exige culto exclusivo! Exige adoração exclusiva! O Senhor não divide sua glória com ninguém!
O Zelo de Deus por sua Glória!! Um Deus Zeloso: Não se trata aqui de intolerância mas de EXCLUSIVIDADE, fruto tanto da singularidade de Deus (que não é um entre muitos) e a singularidade de seu relacionamento com Israel. Marido algum que tenha realmente amado sua esposa toleraria reparti-la com outro homem: da mesma forma, Deus jamais repartiria Seu povo com um rival. (R. A. Cole)
O Zelo de Deus por sua Glória!! Soli Deo Gloria! (somente a Deus a glória!) Deus não existe para satisfazer as ambições humanas, os desejos, os apetites de consumo, ou nossos interesses espirituais particulares. Precisamos nos focalizar em Deus em nossa adoração, e não em satisfazer nossas próprias necessidades. Deus é soberano no culto, não nós. Nossa preocupação precisa estar no reino de Deus, não em nossos próprios impérios, popularidade ou êxito. (Rm 11: 36; Ef 1: 6 -14).
O Zelo de Deus por sua Glória!! Isaías 42. 8: “Eu sou o Senhor; este é o meu nome; a minha glória, pois, a outrem não a darei, nem o meu louvor às imagens esculpidas. ” Isaías 48. 9, 11: Dentro de um contexto de idolatria, Deus diz: “Por amor do meu nome retardarei a minha ira, e por amor do meu louvor me refrearei para contigo, para que te não venha a exterminar. Por amor de mim, por amor de mim o farei, porque, como seria profanado o meu nome? E a MINHA GLÓRIA não a darei a outrem. ”
O Zelo de Deus por sua Glória!! Isaías 48. 9, 11: Por amor do meu nome! Por amor do meu louvor! Por amor de mim! Como seria profanado o meu nome? E a minha glória não a darei a outrem. “O que esse texto martela em nós é a centralidade de Deus em suas próprias afeições. O coração mais apaixonado pela glorificação de Deus é o coração de Deus. O objetivo final de Deus é preservar e manifestar a glória de Seu nome. ” (J. Piper)
Não terá outros deuses!! (Ex 20. 3) “Assim, façam morrer tudo o que pertence à natureza terrena de vocês: imoralidade sexual, impureza, paixão, desejos maus e a GAN NCIA, QUE É IDOLATRIA. ” (Cl 3. 5) “Quanto a estes, o seu destino é a perdição, O SEU DEUS É O ESTÔMAGO e têm orgulho do que é vergonhoso; eles só pensam nas coisas terrenas. ” (Fp 3. 19) “Então passam impetuosamente, como um vento, e seguem, mas eles são culpados, esses cujo PRÓPRIO PODER É O SEU DEUS. ” (Hc 1. 11)
Não terá outros deuses!! -------(Ex 20. 3) Francis Bacon Há quatro classes de ídolos que assaltam a mente dos homens: ÍDOLOS DA TRIBO (nacionalismo) ÍDOLOS DA CAVERNA (superstição) ÍDOLOS DO MERCADO (negócios) ÍDOLOS DO TEATRO (entretenimento)
Não terá outros deuses!! -------(Ex 20. 3) A idolatria pode não envolver necessariamente um objeto. . . Pode ser dinheiro, sexo, trabalho, até mesmo família – qualquer coisa para a qual estejamos vivendo inteiramente, para a qual olhamos em busca de propósito e significado. (R. Paul Stevens)
Não terá outros deuses!! -------(Ex 20. 3) Também quebramos o mandamento quando colocamos nossa DEPENDÊNCIA em objetos ou pessoas que não Deus, caminhamos para a idolatria quando dizemos: § Foi o meu esforço, minha habilidade que meu deu o dinheiro. § É o trabalho que vai garantir meu futuro. § É o meu namoro, o meu cônjuge, o meu filho que me dá alegria e propósito para viver. § É a minha família que me dá estabilidade, segurança e sustento. Se alguém morrer não sei o que será de mim. § Eu preciso tomar essa pílula, sou dependente dela para tranqüilizar a minha ansiedade.
Não terá outros deuses!! -------(Ex 20. 3) q “Violamos o primeiro mandamento quando adoramos, confiamos, invocamos, ou agradecemos a outros no lugar de Deus”. (M. Horton) q “A idolatria é simplesmente fazer de qualquer outra coisa o seu interesse supremo no lugar d. Aquele que é supremo”. (R. P. Stevens) q “Idolatria é qualquer coisa que esfrie seu desejo por Deus”. (O. Cromwell)
Não terá outros deuses!! -------(Ex 20. 3) q Conclusão: “Portanto, meus amados, fugi da idolatria. ”- (1 Co 10. 14) “Na vida, pode-se escolher somente entre Deus e a idolatria. Não há outra possibilidade. Pois a aptidão para a adoração está em nós e, ou ela se volta para outro mundo, ou é dirigida para este aqui”. (Simone Weil) “O ser humano precisa ter Deus ou um ídolo. ” (M. Lutero)
Não terá outros deuses!! -------(Ex 20. 3) Disse Jesus : Não há nada mais saudável que ter um amor sincero por Deus, um amor que esteja acima de todos os outros amores, e nada mais debilitante que ser politeísta. Ao Senhor teu Deus adorarás, e somenteequivalente teológico da. poligamia. a Ele darás culto O politeísmo é o Assim como a poligamia é uma distorção do casamento, o politeísmo é uma distorção do nosso relacionamento com Deus. (Mt 4. 10) (Paul Stevens)