15dd05e7088e66d8500320048f0b18a8.ppt
- Количество слайдов: 22
9º Dia: No Rio de Janeiro, declarada a Padroeira do Brasil.
No dia 16 de julho de 1930, o Papa Pio XI declarou Nossa Senhora Aparecida Padroeira do Brasil. No Rio de Janeiro, então capital do Brasil, no dia 31 de maio de 1931, diante da multidão de cerca de 1 milhão de pessoas, de autoridades eclesiásticas, civis, militares e do próprio Presidente da República, Dr. Getúlio Vargas, Nossa Senhora foi aclamada Padroeira e Rainha do Brasil.
A viagem da Imagem, em trem especial da Central do Brasil, foi apoteótica, tanto na ida como na volta. O povo piedoso, de joelhos ao longo da estrada, de mãos erguidas, à Virgem suplicava! Foi grande a festa e sem fim a comoção que, até hoje, nos toca o coração!
Começo minha novena de hoje O Senhor vem a nosso encontro e nos diz palavras que nos confortam e nos abrem horizontes. Foi assim com Maria, que não aceitou outro amor senão o amor de Deus. Maria nos toma pela mão e fixa sobre nós seu olhar que conforta, anima e protege! Mãe bendita, muito nos comovem as palavras que ouvistes quando de vossa visita a Isabel: “Feliz aquela que acreditou que se cumpriria o que lhe foi dito da parte do Senhor” (Lc 1, 45). Vós correspondestes com os desígnios divinos. Ajudai-nos a fazer do mesmo jeito.
Começo minha novena de hoje Mãe querida, dai-nos vosso refúgio, volvei-nos vosso olhar e protegei-nos! Amém! Quando menos se esperava, de Roma veio um aviso: o Papa Pio XI declarou a Senhora Aparecida Padroeira do Brasil. A alegria invadiu o coração e não houve quem contivesse tanta emoção. Sob sua proteção, da criança ao ancião, viva nossa gente, na força da união! Desde o dia bendito, que na rede apareceu a imagem da Virgem Maria, Ela é nossa herança, que ninguém nos pode tirar, pois foi a vontade divina que escolheu Maria para ser nossa Rainha!
Súplicas à “Aparecida das Águas!” Mãe Santíssima, junto de vós tudo muda. O coração fica mais brando e acalmam-se nossas angústias. Sois a bela de Deus, a incomparável Senhora, que nos socorre hoje e sempre. Nosso coração se abre, ó Mãe. para vos suplicar como quem ainda não sabe amar e pede vossa proteção! Virgem tão cheia de luz, clamamos a vós! Mãe que ao céu nos guiais, guardai-nos no amor de Jesus. Rogai por nós!
Súplicas à “Aparecida das Águas!” Protegei vosso povo que clama e espera a fartura de pão. Livrai-nos da ganância e da opressão. Rogai por nós! Confiantes, ó Mãe, vos pedimos: protegei as crianças e os jovens, sede guia de nossas famílias. Rogai por nós! Senhor, vossa filha predileta toca profundamente nossa vida cristã e provoca nossas decisões em favor da vida e do Reino. Acolhei nossas súplicas e fortalecei nossa esperança de ver, um dia, vossos filhos e filhas vivendo na alegria e na paz. Amém!
Súplicas à “Aparecida das Águas!” Maria, vós que acolhestes a Palavra viva em vosso seio materno, dai-nos um coração do tamanho do universo para podermos amar e servir, porque assim fizestes. Seguindo vosso exemplo, encontraremos a alegria e a paz, a ternura e a esperança. Acolher a Palavra é acolher o Reino e sua verdade entre nós!
Súplicas à “Aparecida das Águas!” Despertai nosso espírito, Senhor Deus, que às vezes anda adormecido e não vos quer escutar. Até ficamos felizes por sabermos um pouco de vossa Palavra, mas muitas vezes ela não alcança nosso coração. Por isso não cumprimos o que de nós vós esperais. Quem acolhe a Palavra, acolhe o Senhor, que nos fala de seu amor!
Palavra de Deus – Salmo 121 Divino protetor. Levanto os olhos para os montes: - De onde me virá auxílio? Meu auxílio vem de Javé que fez o céu e a terra. Não deixará que teu pé vacile; aquele que te guarda não dorme. Não dorme nem cochila o guarda de Israel. Javé é teu guarda; Javé é tua sombra e está à tua direita. De dia o sol não te fará mal, nem a lua de noite. Javé te guardará de todo mal, guardará tua vida. Javé te protegerá em tuas idas e vindas, desde agora e para sempre!
Deus me fala! Onde quer que estejamos, qualquer que sejam as condições, Deus estará conosco, guiando nossos passos. Deus nos sustenta na caminhada e tornará leve nossos fardos!
Deus me fala! Jesus espera que aceitemos sempre seu convite para nos aproximarmos dele, e, em meio ao cansaço e opressão, teremos descanso para nosso espírito.
Compromisso Maria, Mãe querida, vós vos deixastes conduzir pela vida em Cristo. Vós sois o modelo de Mulher, pois a Palavra do Pai, Palavra definitiva, Aliança eterna que é Jesus, fez em vós sua morada. Fazei, Maria, que eu escute Jesus, nossa Verdade, nossa Vida! Bendita Mãe de Deus, a vida está tão ameaçada em nossos dias. Há muito desrespeito para com esse dom sagrado, porque muitos já se esqueceram de Deus: a banalidade e a superficialidade tornaram-se absolutas entre nós. Comprometo-me, ó Mãe, a defender a vida, dom divino, que o Senhor nos concedeu! Santa Mãe de Deus, há pobres sofrendo horrores por causa da ganância dos querem o mundo só para si.
Compromisso Protegei os pobres e despertai em todos nós o desejo sincero de estender a mão e dizer para o irmão: Levante-se, quero caminhar a seu lado! Amando a Jesus, ó Mãe, serei uma resposta que convence o mundo pelo testemunho do amor! Senhor, não deixeis esfriar em mim a vontade de amar mais, de servir mais e de me fazer fonte de vida e de solidariedade em nosso mundo, muitas vezes dilacerado por discórdias e divisões. Maria, fortalecei meu desejo de amar e de testemunhar vosso Filho Jesus! Amém!
Por Maria, a Jesus Como é bom, belo e suave ter um Deus que nos ama tanto. É Jesus a vida eterna, presente em nossa humanidade. Ele não se afasta de nossa fragilidade. Torna-se Pão e, em todos os dias, se faz oblação: É Eucaristia. “Não há maior amor que dar a vida pelo irmão!” Ó Jesus, vigilantes andamos pela vida procurando encontrar-vos no irmão, na irmã, na criança abandonada, no adolescente dominado pelo traficante, nos homens e nas mulheres que não têm casa e dormem nas sarjetas, nos becos e nas calçadas. Ajudai-nos, Senhor, a fazer acontecer a verdade de vosso Reino! Queríamos, Senhor, ter agora uma vela acesa em nossas mãos. Vós sois nossa luz e, sob ela, procuraríamos quem ainda não vos encontrou. Mas parece que ainda temos medo do testemunho e, por isso, ficamos acanhados, vivendo uma fé que não se compromete nem edifica. Vinde, Senhor Jesus, e fazei-nos compreender o quanto é bom vos testemunhar!
Recorrendo a Maria, lembro-me daquele dia em que, reunida com os apóstolos no cenáculo, aconteceu o Pentecostes. A alegria foi grande e os apóstolos saíram mundo afora anunciando o Evangelho da copiosa redenção. Protegei vossa Igreja que continua a anunciar com destemor, o Evangelho libertador, mesmo diante de quem o recusa. Dai ardor missionário aos apóstolos de nosso tempo. Abri nosso coração, para sermos missionários da copiosa redenção!
Meu ofertório a Maria Vinde, vede e anunciai, as muitas maravilhas que o Senhor fez por nós! Anunciai, pelos campos e cidades, que o Senhor é nosso Deus e é sempre fiel a seu povo! Vinde, vede e anunciai pelas ruas e praças, do alto dos telhados, e pelos Meios de Comunicação, que só há realização se vivermos como irmãos, sem guerra e sem discriminação! Vinde, vede e anunciai com a própria vida, com gestos e palavras, a verdade de Cristo. Assim, sejam rompidas as fronteiras da morte, do egoísmo e da ganância.
Meu ofertório a Maria O amor vença o ódio e o perdão nos devolva a paz! Vinde, exalando o perfume de um mundo novo, sem superficialidades, sem banalidades, onde todas as pessoas, povos, raças e nações sejam amados e respeitados. De nossas mãos brotem flores que vençam canhões, guerras e ambições! Amém! Que a brisa leve do Espírito de Deus sopre sobre minha existência. . . A luz de Cristo brilhe suave em minha face. . . Que uma chuva de graças caia de mansinho em minha vida. Que Deus me guarde na palma de suas mãos e me abençoe rica e poderosamente, em tudo e sempre. Amém!
1º dia: Pesca da imagem. Maria: Olhar que desperta! 2º dia: Velas que se apagam e se acendem. Maria: Olhar que ilumina! 3º dia: Escravo liberto das correntes. Maria: Olhar que liberta! 4º dia: A cavalo, no Santuário! Maria: Olhar que transforma! 5º dia: Menino que cai no rio. Maria: Olhar que salva! 6º dia: A cura da menina cega. Maria: Olhar que cura! 7º dia: Coroação da Imagem de NS Aparecida. Maria: Olhar que intercede! 8º dia: Chegam os Missionários Redentoristas: Maria: Olhar que evangeliza! 9º dia: No Rio de Janeiro, declarada Padroeira do Brasil: Maria: Olhar que protege!
1º dia: Pesca da imagem. Maria: Olhar que desperta! 2º dia: Velas que se apagam e se acendem. Maria: Olhar que ilumina! 3º dia: Escravo liberto das correntes. Maria: Olhar que liberta! 4º dia: A cavalo, no Santuário! Maria: Olhar que transforma! 5º dia: Menino que cai no rio. Maria: Olhar que salva! 6º dia: A cura da menina cega. Maria: Olhar que cura! 7º dia: Coroação da Imagem de NS Aparecida. Maria: Olhar que intercede! 8º dia: Chegam os Missionários Redentoristas: Maria: Olhar que evangeliza! 9º dia: No Rio de Janeiro, declarada Padroeira do Brasil: Maria: Olhar que protege!
Texto da Novena do Santuário Nacional - 2010. Adaptação para Internet: P. José Geraldo Rodrigues Ilustrações: da Internet www. aparecidadasaguas. com. br vivencias@aparecidadasaguas. com. br Edição e composição: xan © direitos reservados ©


