7d1a741a2fb69b4027fe741c7c877002.ppt
- Количество слайдов: 15
25 DE FEVEREIRO DE 2017 A falta de fé Disse o Senhor a Moisés: Até quando me provocará este povo e até quando não crerá em mim, a despeito de todos os sinais que fiz no meio dele? (Nm 14: 11)
OBJETIVO
A falta de fé Alertar o estudante da Bíblia sobre os efeitos negativos que a incredulidade propiciou aos israelitas e como deve agir, a fim de não incorrer no mesmo erro.
TEXTO-BASE
A falta de fé Disse o Senhor a Moisés: Até quando me provocará este povo e até quando não crerá em mim, a despeito de todos os sinais que fiz no meio dele? (Nm 14: 11)
A falta de fé INTRODUÇÃO O trecho do livro de Números 10: 11 a 14: 45 narra uma fase crítica da história do povo de Deus. Aqui, Israel tem motivos para agradecer, mas se recusa a tal; é sustentado por Deus, mas não se contenta; é protegido pelo Senhor, mas se entrega ao medo; tem promessas do alto, mas duvida de seu cumprimento. Como veremos, os israelitas não creram no galardoador celestial.
I. EXPLORANDO O TEMA
A falta de fé Pouco mais de um ano havia se passado, desde que os israelitas saíram do Egito. (Nm 10: 11). Nesse interim, Deus os fez atravessar o Mar Vermelho em terra seca, deu-lhes maná, guiou-os com uma nuvem, durante o dia, e com uma coluna de fogo, durante a noite. Mas nada disso foi suficiente para evitar a incredulidade desse povo na proteção, na promessa e no juízo de Deus. 1. Israel desconfiou da proteção de Deus 2. Israel duvidou da promessa de Deus 3. Israel desdenhou do juízo de Deus
II. REFLETINDO SOBRE TEMA
A falta de fé 01. Leia Nm 13: 28, 30, 33, o item 1 e responda: De que maneira os israelitas superestimaram os cananeus e subestimaram a Deus? Por que agiram dessa forma? 02. Leia o item 2 e responda: De que maneira fica explícita a falta de fé dos israelitas na promessa de Deus? Leia também Gn 17: 8, 35: 12; Nm 14: 3. 03. Após ler Nm 14: 22, 32 -34 e o item 3, responda: Que punições Deus trouxe aos israelitas, por terem se recusado a crer nele e por se rebelarem? 04. Mesmo sabendo das punições divinas, que atitude tomaram os israelitas em relação à terra prometida? Qual foi o resultado? Comente, com base em Nm 14: 40, 45 e no item 3.
III. APLICANDO O TEMA
A falta de fé 1. Fuja da incredulidade: não subestime a Deus. Não subestimemos o Senhor. Ele tem inteiras condições de cumprir suas promessas. Seus inimigos nada podem fazer contra ele. Deus os rebaixa a escabelo de seus pés (Sl 110: 1). Confiemos em suas promessas e em sua proteção. Há verdade em suas palavras e poder em suas ações. Não temamos as circunstâncias difíceis. Deus age também em tempos de crise. Ele dá vitória ao seu povo (Pv 21: 31). 05. De que maneira podemos evitar subestimar a capacidade de Deus, frente aos nossos problemas?
A falta de fé 2. Fuja da incredulidade: não desista de Deus. Muitos desistem de Deus, quando as coisas fogem ao controle. Em muitos casos, uma enfermidade é suficiente para abalar a fé em Deus. Muitos deixam de crer nele por causa de uma tragédia familiar; outros se desesperam com a perda do emprego. Contudo, essa atitude não é correta. Quanto mais difíceis as coisas se tornam, mais perto de Deus devemos ficar. Mais do que isso, podemos nos alegrar no Deus da nossa salvação, em todo o tempo (Hc 3: 17, 18). 06. Você já pensou em desistir de Deus em algum momento difícil da vida? O que você pensa a respeito?
A falta de fé O QUE APRENDEMOS HOJE? Aquela geração dos israelitas errou feio! Mas nós não precisamos errar também. Aliás, devemos aprender com os erros deles e fugir da incredulidade, para não subestimar Deus, nem desistir dele. Está você disposto a nutrir fé em Deus nas diversas e adversas circunstâncias? Peça ao Senhor que o ajude a crer nele cada vez mais.
PRÓXIMA LIÇÃO Lição 9 O perigo da rebeldia


