Скачать презентацию 25 DE FEVEREIRO DE 2017 A falta de Скачать презентацию 25 DE FEVEREIRO DE 2017 A falta de

7d1a741a2fb69b4027fe741c7c877002.ppt

  • Количество слайдов: 15

25 DE FEVEREIRO DE 2017 A falta de fé Disse o Senhor a Moisés: 25 DE FEVEREIRO DE 2017 A falta de fé Disse o Senhor a Moisés: Até quando me provocará este povo e até quando não crerá em mim, a despeito de todos os sinais que fiz no meio dele? (Nm 14: 11)

OBJETIVO OBJETIVO

A falta de fé Alertar o estudante da Bíblia sobre os efeitos negativos que A falta de fé Alertar o estudante da Bíblia sobre os efeitos negativos que a incredulidade propiciou aos israelitas e como deve agir, a fim de não incorrer no mesmo erro.

TEXTO-BASE TEXTO-BASE

A falta de fé Disse o Senhor a Moisés: Até quando me provocará este A falta de fé Disse o Senhor a Moisés: Até quando me provocará este povo e até quando não crerá em mim, a despeito de todos os sinais que fiz no meio dele? (Nm 14: 11)

A falta de fé INTRODUÇÃO O trecho do livro de Números 10: 11 a A falta de fé INTRODUÇÃO O trecho do livro de Números 10: 11 a 14: 45 narra uma fase crítica da história do povo de Deus. Aqui, Israel tem motivos para agradecer, mas se recusa a tal; é sustentado por Deus, mas não se contenta; é protegido pelo Senhor, mas se entrega ao medo; tem promessas do alto, mas duvida de seu cumprimento. Como veremos, os israelitas não creram no galardoador celestial.

I. EXPLORANDO O TEMA I. EXPLORANDO O TEMA

A falta de fé Pouco mais de um ano havia se passado, desde que A falta de fé Pouco mais de um ano havia se passado, desde que os israelitas saíram do Egito. (Nm 10: 11). Nesse interim, Deus os fez atravessar o Mar Vermelho em terra seca, deu-lhes maná, guiou-os com uma nuvem, durante o dia, e com uma coluna de fogo, durante a noite. Mas nada disso foi suficiente para evitar a incredulidade desse povo na proteção, na promessa e no juízo de Deus. 1. Israel desconfiou da proteção de Deus 2. Israel duvidou da promessa de Deus 3. Israel desdenhou do juízo de Deus

II. REFLETINDO SOBRE TEMA II. REFLETINDO SOBRE TEMA

A falta de fé 01. Leia Nm 13: 28, 30, 33, o item 1 A falta de fé 01. Leia Nm 13: 28, 30, 33, o item 1 e responda: De que maneira os israelitas superestimaram os cananeus e subestimaram a Deus? Por que agiram dessa forma? 02. Leia o item 2 e responda: De que maneira fica explícita a falta de fé dos israelitas na promessa de Deus? Leia também Gn 17: 8, 35: 12; Nm 14: 3. 03. Após ler Nm 14: 22, 32 -34 e o item 3, responda: Que punições Deus trouxe aos israelitas, por terem se recusado a crer nele e por se rebelarem? 04. Mesmo sabendo das punições divinas, que atitude tomaram os israelitas em relação à terra prometida? Qual foi o resultado? Comente, com base em Nm 14: 40, 45 e no item 3.

III. APLICANDO O TEMA III. APLICANDO O TEMA

A falta de fé 1. Fuja da incredulidade: não subestime a Deus. Não subestimemos A falta de fé 1. Fuja da incredulidade: não subestime a Deus. Não subestimemos o Senhor. Ele tem inteiras condições de cumprir suas promessas. Seus inimigos nada podem fazer contra ele. Deus os rebaixa a escabelo de seus pés (Sl 110: 1). Confiemos em suas promessas e em sua proteção. Há verdade em suas palavras e poder em suas ações. Não temamos as circunstâncias difíceis. Deus age também em tempos de crise. Ele dá vitória ao seu povo (Pv 21: 31). 05. De que maneira podemos evitar subestimar a capacidade de Deus, frente aos nossos problemas?

A falta de fé 2. Fuja da incredulidade: não desista de Deus. Muitos desistem A falta de fé 2. Fuja da incredulidade: não desista de Deus. Muitos desistem de Deus, quando as coisas fogem ao controle. Em muitos casos, uma enfermidade é suficiente para abalar a fé em Deus. Muitos deixam de crer nele por causa de uma tragédia familiar; outros se desesperam com a perda do emprego. Contudo, essa atitude não é correta. Quanto mais difíceis as coisas se tornam, mais perto de Deus devemos ficar. Mais do que isso, podemos nos alegrar no Deus da nossa salvação, em todo o tempo (Hc 3: 17, 18). 06. Você já pensou em desistir de Deus em algum momento difícil da vida? O que você pensa a respeito?

A falta de fé O QUE APRENDEMOS HOJE? Aquela geração dos israelitas errou feio! A falta de fé O QUE APRENDEMOS HOJE? Aquela geração dos israelitas errou feio! Mas nós não precisamos errar também. Aliás, devemos aprender com os erros deles e fugir da incredulidade, para não subestimar Deus, nem desistir dele. Está você disposto a nutrir fé em Deus nas diversas e adversas circunstâncias? Peça ao Senhor que o ajude a crer nele cada vez mais.

PRÓXIMA LIÇÃO Lição 9 O perigo da rebeldia PRÓXIMA LIÇÃO Lição 9 O perigo da rebeldia