b83d379ec5ac1f25997423e7f51701d7.ppt
- Количество слайдов: 101
2013
ESTRUTURA DO TRABALHO
HIPÓTESE DA INVESTIGAÇÃO
Se a realidade compartilhada e construída no cotidiano vivenciado, e as expectativas esperadas foram concretizadas para o desenvolvimento pessoal e profissional dos mestrandos 2010.
QUESTÕES FUNDAMENTAIS DE INVESTIGAÇÃ Qual a contribuição do Mestrado em Desenvolvimento Humano: Formação, Políticas e Práticas Sociais para o desenvolvimento pessoal e profissional dos mestrandos? Qual a percepção dos mestrandos do ponto de vista dos relacionamentos estabelecidos?
FONTES DA INVESTIGAÇÃO
OS SUJEITOS DE PESQUISA Caracterização
OS SUJEITOS DE PESQUISA Caracterização
CONTEXTO DE INVESTIGAÇÃO
NATUREZA DA INVESTIGAÇÃO Perspectiva Qualitativa
NATUREZA DA INVESTIGAÇÃO Perspectiva Quantitativa:
LÓGICAS INTERDISCIPLINARES
O Mestrado em Desenvolvimento Humano: Formação, Políticas e Práticas Sociais tem como finalidade o próprio desenvolvimento dos sujeitos que nele convivem e para eles destinam seus processos formativos e projetos de pesquisas, aprimorando competências para agir nas políticas de promoção e intervenção social nos contextos formativos e informativos em comunidades de prática e ambientes
PROPOSTA INTERDISCIPLINAR
QUAL O TEMPO DA PESQUISA INTERDISCIPLINAR?
A segunda matrioska: a cumplicidade do olhar Interdisciplinaridade e Desenvolvimento Humano
Metodologia de Pesquisa Interdisciplina
O que é o olhar interdisciplinar para Fazenda? “é aquele que enxerga em camadas para aos poucos descobrir o que estava aparentemente oculto” (FAZENDA, 2011).
O olhar em camadas permite interpretar o contexto ou o mundo pessoal de cada um com diferentes metáforas. É o olhar em múltiplas direções, que vai buscar na subjetividade (do indivíduo) e objetividade (construção compartilhada da realidade) o sentido próprio do real.
O que é investigar o Desenvolvimento Hum
A terceira matrioska: o olhar de confiabilidade Um olhar não olhado
Ser finalidade de si Processo de Hominização Correlação interativa
O PARADOXO VITAL A singularidade existencial ocorre numa espécie de jogo dialético entre interioridade (o que se vive e se pensa no interior de si) e exterioridade (o que é sócio histórico cultural). . . (JOSSO, 2004, p. 70).
Desafio de assumir a abordagem autobiográ
C C P C C C P P P C T P C C C P
P P C C C P C
DESENVOLVIMENTO HUMANO
A quarta matrioska: o olhar compartilhado Encontro de olhares
Extratos das falas dos Mestrandos 2010
Extratos das falas dos Mestrandos 2010
Extratos das falas dos Mestrandos 2010
Extratos das falas dos Mestrandos 2010
Extratos das falas dos Mestrandos 2010
A construção do sentido comum de realidade “A realidade está sempre em construção e é sempre um movimento de adaptação para os indivíduos realizarem uma leitura dos fatos ocorridos no mundo de vida” (ESPÍNDOLA, 2012, p. 163);
Pesquisa Interdisciplinar e Atitude Interdisciplinar encontram convergência na dimensão do saber ser interdisciplinar. A movimentação das matrioskas, da mais externa para a mais interior é semelhante ao movimento de construção da pesquisa
A quinta matrioska: o olhar para si À beira do rio
O caminho da Pesquisadora
O caminho da Pesquisadora
CONSIDERAÇÕES FINAIS
O mito da Caverna continua atual e se faz presente em vários setores da atividade humana. A ciência tem o poder de retirar mais gente da Caverna (CHIZZOTTI, 2010).
b83d379ec5ac1f25997423e7f51701d7.ppt