a5a6829b859713eeeb0d9af0680a4c59.ppt
- Количество слайдов: 15
18 DE MARÇO DE 2017 Contando com a bênção de Deus Então, disse Deus a Balaão: Não irás com eles, nem amaldiçoarás o povo; porque é povo abençoado. (Nm 22: 12)
OBJETIVO
Contando com a bênção de Deus Mostrar que o povo de Deus tem a bênção e a proteção dele; por isso, não deve temer palavras de maldição, mandingas e encantamentos, mas precisa ficar atento para não cair nas armadilhas do pecado.
TEXTO-BASE
Contando com a bênção de Deus Então, disse Deus a Balaão: Não irás com eles, nem amaldiçoarás o povo; porque é povo abençoado. (Nm 22: 12)
Contando com a bênção de Deus INTRODUÇÃO Sabemos que os filhos de Deus não continuam pecando, porque o Filho de Deus os guarda, e o Maligno não pode tocar neles (1 Jo 5: 18 - NTLH). Mas, embora não possa nos tocar, o tentador pode colocar tropeços e tentações em nosso caminho, como foi feito com Israel. Os capítulos 22 a 25 de Números têm muito a nos ensinar sobre essas questões. Vamos ao estudo.
I. EXPLORANDO O TEMA
Contando com a bênção de Deus Quarenta anos haviam se passado e a nova geração de israelitas estava acampada nas planícies de Moabe, na fronteira da terra prometida. Antes de tratar dos preparativos para a conquista e a continuação da caminhada, o livro de Números faz uma pausa para contar uma história bem interessante. As notícias dos poderosos feitos de Deus na vida de seu povo corriam por toda parte. Assim, com muito medo, Balaque, rei moabita, contratou Balaão, que era um agoureiro, vidente e feiticeiro, para amaldiçoar Israel. Vejamos o que aconteceu. 1. Planos malignos 2. Propósitos divinos 3. Ciladas diabólicas
II. REFLETINDO SOBRE TEMA
Contando com a bênção de Deus 01. Após ler 2 Pe 2: 15, 1; Nm 22: 1 -20, o parágrafo introdutório e o item 1, responda: Por que Balaque resolveu contratar Balaão? Quais eram as reais intenções de Balaão e quais as intenções de Deus para com ele? 02. Leia Nm 22: 21 -35 e comente sobre o episódio em que a jumenta de Balaão falou. O que você pode dizer sobre esse relato bíblico? 03. Com base no item 2; Nm 22: 39 -41, 23: 1 -30, 24: 1 -25, responda: O que aconteceu, quando Balaão tentou amaldiçoar os israelitas? Fale sobre os seus quatro pronunciamentos. Leia também Gn 12: 1 -3 e Nm 23: 23. 04. Leia o item 3; Nm 31: 16, 25: 1 -18, e Ap 2: 14 para responder: Não conseguindo atingir os israelitas, por meio de encantamentos e maldições, o que Balaão decidiu fazer para obter sucesso?
III. APLICANDO O TEMA
Contando com a bênção de Deus 1. Não temamos as maldições! Os salvos não precisam temer agouros ou feitiços. As razões são poderosas. A primeira razão é que a bênção pronunciada a Abraão nos alcançou em Cristo (Gn 12: 1 -3). A segunda é que maior é o que está em nós do que está no mundo (1 Jo 4: 4). A terceira é que somos propriedades exclusivas de Deus (1 Pd 2: 9 -10). A quarta razão é que o maligno não pode tocar naqueles que são de Deus (1 Jo 5: 18). A quinta razão é que o Espírito Santo habita em nós, o que impossibilita ao diabo apossar-se de nós (Ef 1: 13). Então, creia! 05. É certo um cristão verdadeiro ficar com medo de macumba, mandinga, feitiço? Essas coisas atingem os servos de Deus?
Contando com a bênção de Deus 2. Não percamos a vigilância! A Bíblia nos alerta: Sejam sóbrios e vigiem. O diabo, o inimigo de vocês, anda ao redor como leão, rugindo e procurando a quem possa devorar (1 Pd 5: 8). O diabo é sedutor. É o tentador dos cristãos. Porém, a Palavra nos diz que Deus não permitirá que sejamos tentados além do que podemos suportar e que ele sempre providenciará um escape para nós (1 Co 10: 13). É possível vencer a tentação! Está escrito: Resistam ao diabo, e ele fugirá de vocês (Tg 4: 7 b); e ainda: . . . não dêem lugar ao diabo (Ef 4: 27). 06. Sabendo que o diabo não pode tocar na vida do cristão, sem a permissão de Deus, por que precisamos ficar vigilantes?
Contando com a bênção de Deus O QUE APRENDEMOS HOJE? Devemos viver como povo do Senhor. Estamos certos de que a bênção do Altíssimo nos alcançou e sobre nós permanece. Os feitiços não nos assombram e não podem nos derrubar, mas devemos ficar atentos a nossa conduta. Sejamos zelosos em obedecer
PRÓXIMA LIÇÃO Lição 12 Uma segunda chance