Скачать презентацию O que é Iso ISO Organização Internacional Скачать презентацию O que é Iso ISO Organização Internacional

6f48a761d2c0e77dd74c7a5309a5f3a1.ppt

  • Количество слайдов: 19

O que é Iso? ISO – Organização Internacional para Normalização. (Padronização). n É o O que é Iso? ISO – Organização Internacional para Normalização. (Padronização). n É o nome de uma organização internacional, não governamental, que elabora normas (internacionais), fundada em 1947, com sede em Genebra, na Suíça. n

Objetivos da Iso n Seu objetivo é a elaboração de padrões , testes , Objetivos da Iso n Seu objetivo é a elaboração de padrões , testes , certificação e normas internacionais de modo a facilitar as relações comerciais entre diferentes países, pois o mercado de todo o mundo estarão abertos a empresas que adotem este padrões. Muitos países integram esta importante organização internacional especializada em padronização, o Brasil é representado pela ABNT.

ABNT n n Fundada em 1940, a ABNT – Associação Brasileira de Normas Técnicas ABNT n n Fundada em 1940, a ABNT – Associação Brasileira de Normas Técnicas – é o Órgão responsável pela normalização técnica no país, fornecendo a base necessária ao desenvolvimento tecnológico brasileiro. A ABNT é uma associação que prima pela qualidade dos produtos brasileiros na questão da padronização todos na mesma medida, tamanhos, cor, material etc. , seguindo as normas e regras indicadas para que se encaixem de forma aceitável às necessidades, praticidade e à comodidade do consumidor.

Embora seja algo positivo, os padrões e normas da ISO são totalmente voluntários pois Embora seja algo positivo, os padrões e normas da ISO são totalmente voluntários pois o órgão não tem autoridade alguma para obrigar as empresas a seguir suas normas. No entanto muito embora os padrões ISO sejam voluntários podem acabar se transformando em exigência de mercado como aconteceu com o Sistema de Qualidade ISO 9000.

Documentação Os seis procedimentos documentados da ISO são: n - Controle de Documentos n Documentação Os seis procedimentos documentados da ISO são: n - Controle de Documentos n - Controle de Registro n - Controle de Produto Nâo-conforme n - Ação Corretiva n - Ação Preventiva n -Auditoria Interna

Sistema de Gestão da Qualidade O Sistema de Gestão da Qualidade é o conjunto Sistema de Gestão da Qualidade O Sistema de Gestão da Qualidade é o conjunto de atividades e tarefas que devem ser executadas por todos , para garantir a qualidade dos serviços e produtos. n Todas essas atividades deverão estar documentadas em um Manual da Qualidade, disponível a todos da organização. n

Satisfação dos clientes Este é o foco principal, sem clientes, não existe empresa. Satisfação dos clientes Este é o foco principal, sem clientes, não existe empresa.

Melhoria Contínua n Para ter clientes sempre satisfeitos, é preciso estar evoluindo a cada Melhoria Contínua n Para ter clientes sempre satisfeitos, é preciso estar evoluindo a cada dia.

Indicadores de Desempenho Eles ajudam a medir o desempenho e indicam onde a organização Indicadores de Desempenho Eles ajudam a medir o desempenho e indicam onde a organização é forte e onde pode ser melhorada. Para isso, todos devem conhecer a Política da Qualidade implantada na organização e entender como ela se aplica no dia-a-dia da mesma. n Só assim, todos irão trabalhar numa mesma direção n

Identificação e Rastreabilidade n Medição e Monitoramento n Controle de Produtos não-conformes n Identificação e Rastreabilidade n Medição e Monitoramento n Controle de Produtos não-conformes n

ISO 9000 e ISO 14000 São normas genéricas. n n Genérico: significa que as ISO 9000 e ISO 14000 São normas genéricas. n n Genérico: significa que as mesmas norma podem ser aplicadas para qualquer organização grande ou pequena, qualquer que seja seu produto ou serviço. Em qualquer setor de atividade, mesmo que seja do ramo empresarial, uma administração pública, ou um departamento de governo podem ser aplicadas.

Iso 9000 Ajuda organizações a implementar gestão da qualidade Qualidade: refere-se a todas as Iso 9000 Ajuda organizações a implementar gestão da qualidade Qualidade: refere-se a todas as características de um produto (ou serviço) que são requeridos pelo cliente. Gestão da Qualidade: significa o que a organização faz para assegurar q eu seus produtos ou serviços satisfação aos requisitos de qualidade do cliente e obedecem qualquer regulamento aplicável a seus produtos e serviços.

9001 -é utilizada pelas companhias para controlar seus sistemas de qualidade durante todo o 9001 -é utilizada pelas companhias para controlar seus sistemas de qualidade durante todo o ciclo de desenvolvimento dos produtos, desde o projeto até o serviço. n 9002 -é usada por companhias as quais a ênfase está na produção e na instalação. n 9003 -dirigida para companhias nas quais sistemas abrangentes da qualidade podem não ser importantes ou necessários n

Iso 14000 Ajuda organizações a implementar gestão ambiental n Estas normas foram criadas para Iso 14000 Ajuda organizações a implementar gestão ambiental n Estas normas foram criadas para diminuir o impacto provocado pelas empresas ao meio ambiente. Muitas empresas utilizam recursos naturais, geram poluição ou causam danos ambientais através de seus processos de produção.

Este certificado é importante, pois atesta que a organização possui responsabilidade ambiental, valorizando assim Este certificado é importante, pois atesta que a organização possui responsabilidade ambiental, valorizando assim seus produtos e marca. Para conseguir e manter o certificado ISO 14000, a empresa precisa seguir a legislação ambiental do país, treinar e qualificar os funcionários para seguirem as normas, diagnosticar os impactos ambientais que está causando e aplicar procedimentos para diminuir os danos ao meio ambiente.

Certificação n A certificação de processos segundo a Norma ISO 9000 proporciona maior credibilidade Certificação n A certificação de processos segundo a Norma ISO 9000 proporciona maior credibilidade quanto a qualidade dos produtos e serviços da organização. É uma forma de garantir o atendimento às necessidades dos clientes e a continuidade na execução dos processos internos, bem como uma gestão mais efetiva destes processos baseado em indicadores.

Auditoria n n n As normas da família ISO 9000, por também serem utilizadas Auditoria n n n As normas da família ISO 9000, por também serem utilizadas em situações comerciais, pressupõem a realização de auditorias por parte do cliente. A atividade de auditoria na verificação da conformidade avaliar a concordância com os padrões. As auditorias são ainda classificadas em auditoria de primeira parte (auditoria interna), auditoria de segunda parte (cliente-fornecedor) e auditoria de terceira parte (sem relação comercial, feita por um organismo independente).

Conclusão n ISO não é um auditor, avaliador, escrivão, ou certificador de sistemas de Conclusão n ISO não é um auditor, avaliador, escrivão, ou certificador de sistemas de gestão, produtos, serviços, materiais ou pessoal, ela desenvolve normas internacionais coma finalidade de padronização. Sendo de grande importância para as organizações tornado um referencial diante de seus concorrentes.